Oficina da Criança de Mora pode conhecer novo projecto e localização

15 Novembro 2021, 17:33 Não Por João Dinis

A Oficina da Criança de Mora, que o anterior executivo liderado pela CDU havia projectado para ser edificado no espaço existente entre o Museu do Megalitismo e o Parque de Feiras de Mora, ocupando uma área de cerca de 600 metros quadrados e com um custo estimado de 1,1 Milhões de euros, poderá vir a conhecer novo projecto e também nova localização.

De acordo com a Presidente da Câmara Municipal de Mora, Paula Chuço (PS), questionada na reunião de câmara pelo vereador Marco Calhau (CDU) esta revelou que o novo executivo pretende levar a efeito aquelas que foram desde sempre as suas ideias para o projecto da Oficina da Criança.

Segundo a autarca, apesar da obra estar adjudicada e de faltar somente a assinatura do Presidente de Câmara para que a obra possa ser iniciada, estes encontram-se em conversações com a empresa que venceu o concurso, de modo a que possam efectivar não só as alterações ao projecto, bem como uma nova localização junto aos estabelecimentos de ensino de Mora.

Para Paula Chuço não faz sentido a localização prevista pelo anterior executivo, a cerca de um quilómetro das Escolas, onde se encontram as crianças, o que iria obrigar a uma deslocação de cerca de um quilómetro, que além de poder ser arriscada para as crianças que frequentam o espaço, entre os 3 e os 14 anos, levaria também a que no período de Inverno os jovens tivessem que enfrentar o mau tempo no caminho até ao espaço.

O novo executivo pretende assim levar a construção da Oficina da Criança, para junto das Escolas de Mora, bem como remodelar o seu projecto, que possa também contemplar um pátio exterior, ao invés do projecto actual que é totalmente fechado.

O vereador Hugo Carreiras (PS) criticou também a forma como o anterior executivo planeou esta obra, “de valor considerável para o município e a ser realizada com fundos próprios”, por não a ter candidatado a fundos europeus.

________________

_____________________

_____________________