A Casa do Campino, em Santarém, acolhe até ao próximo dia 3 de abril, a terceira edição da Feira Inter-Educa, que une a educação, o emprego e o empreendedorismo.
O certame é uma oportunidade para os estudantes do 9º e 12º anos de escolaridade poderem escolher o seu futuro, mas também para as empresas captarem os talentos formados pelas diversas escolas e instituições universitárias do concelho de Santarém.
A inauguração do certame decorreu esta terça-feira, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, que visitou os diversos stands onde estão representadas as escolas secundárias, profissionais, institutos politécnicos, empresas de formação e empresas que ali captam os talentos.
O Presidente da Câmara Municipal de Santarém começou por enaltecer o crescimento do certame em apenas três anos, tornando-a agora “um palco importante”, onde o objetivo principal, “é juntar as empresas e a academia”.
“É muito importante que a academia e as empresas se juntem, que os nossos dois institutos politécnicos, que são dois no nosso concelho, que as escolas profissionais tenham a completa intenção de aproximar a sua oferta formativa às necessidades das nossas empresas”, salienta João Teixeira Leite, que destaca que “Santarém vive uma dinâmica que é ímpar”, sendo em 2024 o concelho que mais empresas criou e tem a decorrer centenas de milhões de euros de investimento privado, algo que o autarca considera “muito positivo”, “porque aquilo que podemos construir de melhor para o futuro coletivo destes jovens são oportunidades de emprego”, oportunidade que permitem que se fixem pessoas “que depois criam as dinâmicas do nosso território”.
“O nosso foco é que estes jovens tenham de facto oportunidades no concelho de Santarém, que estudem no nosso concelho”, afirma João Teixeira Leite.
“Temos hoje muitas oportunidades de emprego, temos hoje muita qualidade de vida e este evento, que é de emprego, empreendedorismo e educação, é a junção destes três pilares que são fundamentais na sociedade”, refere, destacando o terceiro dia do evento, que terá durante todo o dia uma verdadeira “feira de emprego”, onde as empresas vão apresentar as suas oportunidades.
Com Santarém “abaixo da média nacional do ponto de vista da taxa de desemprego”, é para João Leite um claro sinda “da nossa atividade, da nossa dinâmica”.
A união entre empresas e instituições de ensino “é muito importante”, pois permite que “a Academia, que os institutos politécnicos, que a escola sintam as necessidades das nossas empresas e a sua oferta formativa ir ao encontro dessas necessidades”, o que considera ser “ótimo para o concelho e para a região”.
O Presidente do Município de Santarém iniciar a InterEduca com a visita a uma empresa tem como objetivo demonstra a realidade empresaria do concelho aos “nossos professores, diretores dos agrupamentos e presidentes dos institutos politécnicos”.
“É fundamental sair das portas dos gabinetes das escolas, que alunos e professores possam visitar in loco as necessidades e isso é essencial que a oferta formativa seja adequada às necessidades”, reafirma, considerando que o Município está “a dar um contributo importante para o desenvolvimento económico, mas também para que os jovens possam ter a sua formação adaptada às necessidades do concelho e da região”.
Com a InterEduca consolidada, a área da saúde, e a formação de profissionais da área volta a estar em destaque e na ordem do dia.
Questionado se será o próximo foco do certame, e da autarquia, João Teixeira Leite começa por salientar que “temos no concelho várias escolas que respondem na área da saúde”, “desde logo, a Sá da Bandeira, que tem um curso técnico profissional ligado à saúde”, “no âmbito do ensino superior das escolas, uma das mais prestigiadas escola de enfermagem do país, que é uma referência”, considerando que “há uma simbiose de sinergias criadas no concelho e na região que podemos caminhar a médio e longo prazo para ter ensino universitário na área da saúde”.
O autarca considera mesmo que “esse é um caminho que deve ser feito com responsabilidade, com recato”, anunciando mesmo que “já tivemos reuniões com o Ministro da Educação nesse sentido”, pelo que considera que “temos que caminhar para pensar, a médio e longo prazo, atingir esse objetivo”, até porque “temos vários hospitais públicos e privados aqui”.
“Mas hoje já temos que nos sentir muito orgulhosos na resposta que damos na área de saúde, com destaque à Escola Superior de Saúde, sobretudo na área da enfermagem”, concluiu.













































