Mãe desesperada envenena filho com deficiência profunda em Alpiarça

4 Outubro 2024, 15:49 Não Por André Azevedo

Uma idosa octogenária envenenou-se e ao filho, de 57 anos, portador de deficiência profunda, na tarde desta sexta-feira, 4 de outubro, em Alpiarça. O alerta foi dado pelas 15h00. O marido da idosa também ficou intoxicado quando entrou em casa, uma vez que alegadamente não estaria presente na altura do envenenamento.

Segundo fonte da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros Municipais de Alpiarça, as vítimas foram encontradas no interior da habitação onde residem. O alerta terá sido dado por um vizinho que sentiu um forte odor oriundo do interior da casa. Mãe e filho foram ficaram em estado grave, enquanto o homem foi considerado ferido leve. As três vítimas foram transportado ao Hospital Distrital de Santarém. Ainda se cogitou a possibilidade das vítimas graves serem helitransportadas para Lisboa, mas a equipa do helicóptero do INEM que esteve no local considerou que não havia critério para tal.

No decorrer das operações de resgate um bombeiro ficou intoxicado e teve de ser assistido no local.

As peritagens iniciais determinaram que o veneno usado terá sido um pesticida agrícola e que “há fortes suspeitas de crime”, adiantou fonte do Comando Territorial de Santarém da GNR ao NS, pelo que os elementos do Núcleo de Investigação Criminal acionaram a Polícia Judiciária ao local, para quem transita a investigação, já que se suspeita de uma tentativa de homicídio.

Segundo o NS apurou junto de vizinhos e familiares das vítimas, a família atravessava dificuldades financeiras, estando mesmo na iminência de perder a habitação. Uma vizinha, que solicitou o anonimato ao repórter do NS, conta que recentemente conversou com a idosa que, num desabafo, afirmou que “estava a atingir o limite e já não sabia o que fazer”.

Fonte da GNR revelou ainda que a família não estava identificada pelas autoridades como situação social. O NS está a tentar apurar junto do gabinete de Ação Social local se esta família estaria referenciada e a ser acompanhada.

No local estiveram 26 elementos dos Bombeiros Municipais de Alpiarça e Voluntários de Almeirim, apoiados por 11 viaturas, a VMER do Centro Hospitalar do Médio Tejo, o helicóptero do INEM de Évora, e vários elementos da GNR, entre eles os elementos do Núcleo de Investigação Criminal.

____________________

____________________