Obras na Ponte Rainha D. Amélia arrancaram hoje

28 Março 2022, 17:59 Não Por Redacção

Iniciaram-se esta segunda-feira, 27 de Março, as obras de reabilitação dos pilares da Ponte Rainha D. Amélia, que liga os concelhos de Salvaterra de Magos ao Cartaxo, num investimento de 1.7 Milhões de euros da empresa pública.

As obras visam “reforçar as condições de integridade dos pilares da ponte e a protecção das suas fundações contra os efeitos da erosão provocada pela corrente do rio”, esclarece a Infraestruturas de Portugal (IP), que acrescenta que o “reforço estrutural da travessia rodoviária entre Cartaxo e Salvaterra de Magos envolve um investimento de cerca de 1.7 Milhões de euros, com um prazo de execução de 270 dias”.

A empreitada, na ponte, construída em 1903, com 840 metros de comprimento, consiste na “limpeza das superfícies dos pilares e encontros, selagem das juntas entre pedras de alvenaria dos pilares”, e “protecção da base dos pilares […] com recurso a cofragens metálicas e microbetão submerso”, a par da “substituição dos aparelhos de apoio sobre o pilar P13 e encontro E2”, entre outros.

Esta obra é da responsabilidade da IP, que gere o equipamento em parceria com os municípios de Salvaterra de Magos e Cartaxo.

________________

_____________________

_____________________