Obra da Ponte D. Amélia adjudicada e a começar em breve

25 Novembro 2021, 16:39 Não Por Redacção

Foi recentemente adjudicado o contrato para a realização da intervenção na Ponte D. Amélia, que liga os concelhos de Salvaterra de Magos e Cartaxo, e que visa realizar uma protecção nas fundações e reabilitação dos pilares da travessia do Tejo, que diariamente é atravessada por centenas de pessoas.

A obra, cujo primeiro concurso que ficou deserto tinha o valor estimado de 1 Milhão de euros, foi adjudicada a uma empresa espanhola, por 1.729.518,84 euros, acrescidos de IVA, e  visam reforçar as condições de integridade dos pilares da ponte e a protecção das suas fundações contra os efeitos da erosão provocada pela corrente do rio Tejo, e foram definidos tendo por base os resultados da inspecção subaquática e levantamento batimétrico, e pelo Estudo Hidrológico e Hidráulico realizado no trecho do rio Tejo onde se insere a ponte e consistem na limpeza das superfícies dos pilares e encontros;  selagem das juntas entre pedras de alvenaria dos pilares e encontros, com o refechamento com uma argamassa à base de cal hidráulica natural e inertes;  protecção da base dos pilares, através do encamisamento adicional da base dos pilares com recurso a cofragens metálicas e microbetão submerso e substituição dos aparelhos de apoio sobre o pilar P13 e encontro E2.

A Ponte Rainha D. Amélia foi construída em 1903 e tem uma extensão de 840 metros, e actualmente a gestão da Obra de Arte encontra-se protocolada entre a Infraestruturas de Portugal e as autarquias do Cartaxo e Salvaterra de Magos, assumindo estes Municípios as responsabilidades globais de manutenção geral da estrutura metálica e de vigilância permanente sobre o comportamento das fundações, competindo à IP colaborar na análise e assistência técnica requeridas, através dos registos periódicos a realizar pelos Municípios.  

De momento não existe ainda uma data anunciada para o início das obras, que no geral não deverão afectar a circulação na ponte.

________________

________________________