Ó Balcão de Rodrigo Castelo em Santarém ganha estrela Michelin

27 Fevereiro 2024, 22:17 Não Por Redacção

O restaurante Ó Balcão, do chefe Rodrigo Castelo, conquistou esta terça-feira, uma estrela Michelin, numa cerimónia exclusivamente dedicada a Portugal, que se realizou em Albufeira.

O restaurante que se localiza no n.º 73 da Rua Pedro de Santarém, em Santarém foi um dos quatro novos premiados pela famosa publicação, que anualmente distingue os restaurantes que melhor servem o público e que cumprem apertados requisitos impostos pelo júri.

Instalado num antigo edifício em Santarém, onde outrora funcionou uma taberna, o restaurante Ó Balcão nasceu pelas mãos de Rodrigo Castelo em 2013. Depois de um início de carreira na indústria farmacêutica, Rodrigo decidiu mudar de vida e lançar num projeto familiar. Habituado a cozinhar para os amigos em encontros e tertúlias, Rodrigo Castelo assumiu o comando da cozinha desde cedo. Como chef e proprietário do espaço, implementou no menu receitas com a sua assinatura, num conceito muito focado na valorização do produto local e na tradição ribatejana, mas com um toque especial, o seu. Bons exemplos disso são o Coscorão do Rio até ao Mar e o Cremoso de Caranguejo do Rio e Lagostim do Rio, que são best-sellers até aos dias de hoje, entre outros pratos icónicos, como o Cornos e Tentáculos, que já lhe valeu alguns prémios de relevo.

2Monkeys (Vítor Matos e Francisco Quintas, Lisboa); Desarma (Octávio Freitas, Funchal); Ó Balcão (Rodrigo Castelo, Santarém) e Sála (João Sá, Lisboa) são os restaurantes que receberam uma estrela Michelin, que distingue uma ‘cozinha de grande nível, compensa parar’. No total, o guia deste ano contabiliza 31 restaurantes com uma estrela.

Os restaurantes portugueses distinguidos no Guia Michelin Espanha e Portugal 2024 foram anunciados hoje à noite na primeira gala exclusivamente nacional e que vai tornar-se um evento anual, segundo a publicação, que até à edição de 2023 anunciava os premiados numa cerimónia conjunta entre os dois países.

Portugal conta também com mais dois restaurantes com ‘estrela verde’ (que distingue a gastronomia sustentável): Malhadinha Nova (João Sousa, Albernoa) e Ó Balcão (Rodrigo Castelo, Santarém).

Numa noite em que o ministro da Economia e Mar, António Costa e Silva, pediu estrelas para mulheres cozinheiras, o prémio ‘jovem chef’ foi atribuído a Rita Magro (Blind, Porto). O prémio ‘sala’ (que distingue o serviço) foi entregue a Pedro Marques (The Yeatman, duas estrelas, Gaia), enquanto o ‘sommelier’ galardoado foi Leonel Nunes (Il Gallo d’Oro, duas estrelas, Funchal).

Na cerimónia, foram anunciados oito novos restaurantes Bib Gourmand (relativo a uma boa relação qualidade/preço, na ordem dos 45 euros): Flora (João Guedes Ferreira, Viseu); Inato Bistrô (Tiago Costa e Miguel Rodrigues, Braga); Norma (Hugo Alves, Guimarães), O Pastus (Annakaren Fuentes, Paço de Arcos); Olaias (Mónica Gomes, Figueira da Foz); Oma (Luís Moreira, Baião); Patio 44 (Simão Soares e Afonso Ramos, Porto) e Poda (João Narigueta, Montemor-o-Novo).

Há também mais 21 estabelecimentos recomendados no guia.

________________

_____________________

_____________________