O presidente da Câmara da Chamusca, Nuno Mira, esteve reunido com o Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, na sexta-feira, 13 de março, para demonstrar ao governante a importância de avançar com o IC3 o mais rápido possível.
Em declarações ao NS, o autarca socialista conta que Miguel Pinto Luz assegurou que a construção daquela que é considerada por muitos uma das vias mais importantes para o território da Lezíria do Tejo está nas prioridades do Governo e que tem luz verde para avançar, tendo já sido publicada uma portaria que estabelece uma verba de 1,4 milhões de euros “para a realização de estudos e projetos para a construção do IC3”.
O autarca garante também que deixou bem explícito a Miguel Pinto Luz os constrangimentos que a inexistência desta via tem causado ao território e os perigos que representa para os habitantes das localidades entre a saída da A1 de Santarém e o Ecoparque do Relvão, já que milhares de veículos pesados carregados com resíduos perigosos circulam no interior destas localidades todos os dias, uma vez que não têm outra solução de realizar o trajeto de transporte destes resíduos que são depositados e tratados no centro localizado no concelho da Chamusca.
Nuno Mira deixou clara a importância de haver uma ligação direta entre o IC3 e o Relvão, de forma a evitar que estes mais de mil pesados circulem pelas localidades diariamente. Questionado sobre se foi apontado um prazo para a conclusão desta obra, Nuno Mira explicou que Miguel Pinto Luz referiu que há a expectativa que o trajeto esteja completo num prazo de oito anos, ou seja, em 2034.
“São obras importantes e que vão ser impulsionadas pela construção do novo aeroporto”, explicou o autarca, esperançoso que desta feita se avance mesmo com a construção do IC3, que é pedido por vários autarcas da região há praticamente duas décadas.




