Número de óbitos e novos casos só em Janeiro foi mais do dobro registado desde o início da pandemia no Vale do Sorraia

1 Fevereiro 2021, 14:26 Não Por João Dinis

O Vale do Sorraia registou só no mês de Janeiro de 2021, mais do dobro de novos casos de Covid-19 e de óbitos, que havia registado desde Março, altura em que foi detectado o primeiro caso num trabalhador de uma unidade fabril em Coruche.

A 31 de Dezembro o Vale do Sorraia tinha um total de 1.754 casos identificados, dos quais 322 ainda se encontravam activos, havendo registo de 65 óbitos.

Nessa altura o concelho de Benavente tinha 708 casos identificados, Salvaterra de Magos 409, Coruche 397 e Mora 240, sendo que o concelho de Coruche era o que tinha maior número de óbitos com 28, seguido de Mora com 21, Benavente com 11 e Salvaterra de Magos registava 5 mortes em pessoas infectadas com o novo coronavírus.

Com a “abertura” permitida no Natal e Ano Novo, o número de casos em todos os concelhos cresceu significativamente, levando ao aparecimento de novos surtos, sobretudo em lares de idosos, bem como inúmeros focos de contágio familiares, havendo mesmo famílias completas que foram afectadas pela Covid-19.

Só no concelho de Benavente, no mês de Janeiro, foram identificados quase tantos casos como nos 10 meses anteriores nos quatro concelhos do Vale do Sorraia, 1.156 pessoas que não tinham tido contacto com o vírus foram identificadas como positivas, o que levou a que a Protecção Civil Municipal reforçasse a sua estrutura de apoio aos cidadãos.

O concelho de Salvaterra de Magos também viu crescer significativamente o número de casos detectados, com mais 736 casos, seguido de Coruche com 450 e o concelho de Mora, com mais 152 pessoas afectadas.

Ao último dia de Janeiro, o concelho de Beanvente tinha 1.864 casos identificados, Salvaterra de Magos 1.145, o concelho de Coruche 847 e Mora 392.

O número de óbitos também duplicou, passando de 65 pessoas até 31 de Dezembro para 133 a 31 de Janeiro, com mais 23 mortes em Benavente, 17 em Mora e Coruche e 11 em Salvaterra de Magos, numa tabela total que é liderada por Coruche com 45 mortes, seguida de Mora com 38, Benavente com 34 e Salvaterra de Magos a registar a morte de 16 pessoas.

O novo confinamento decretado a 15 de Janeiro pelo Governo parece agora começa a surtir algum efeito, sobretudo no número de pessoas em vigilância activa, que chegaram a ser perto de 2 mil, estando agora em cerca de 600, o que demonstra que grande parte dos casos detectados dizem já respeito a pessoas que se encontravam a ser monitorizadas pelas autoridades de saúde, não havendo riscos de contágio para além dos casos já identificados pelas autoridades de saúde.

Ainda assim as autoridades de saúde e protecção civil continuam a apelar para que os cidadãos tenham comportamentos responsáveis, evitando saídas desnecessárias, e quando saírem utilizarem sempre máscara de protecção e distanciamento físico.

A tabela dos concelhos do Vale do Sorraia a 31 de Dezembro de 2020

A 31 de Janeiro:

________________

________________________