Nova fatura da Águas do Ribatejo quer ser mais transparente e diferenciar serviços

2 Outubro 2023, 15:04 Não Por João Dinis

A Águas do Ribatejo apresentou este domingo, 1 de outubro, Dia Nacional da Água, a nova fatura, que pretende que seja “um documento mais apelativo e explicativo”, como salientou o Diretor Geral da empresa Miguel Carrinho.

O responsável falou durante uma atividade integrada no evento “Plantar Água”, promovido pela Câmara Municipal de Benavente, para assinalar o dia, e frisou que a “fatura da água”, é agora muito mais que isso, é uma “fatura dos Serviços do Ambiente”, integrando não só o consumo de água, saneamento, recolha de resíduos sólidos e outros serviços que possam vir a ser prestados pela Águas do Ribatejo.

Miguel Carrinho esclareceu ainda que “nem todos os valores cobrados na fatura da água são para a Águas do Ribatejo”, dando como exemplo o valor dos resíduos sólidos, que é cobrado de acordo com o tarifário de cada prestador de serviços e encaminhado para esses.

A nível dos valores cobrados pela Águas do Ribatejo, para a água da rede pública, que de acordo com as últimas análises apresentou uma taxa de qualidade de 99,97%, cumprindo deste modo todos os parâmetros para ser consumida como água de grande qualidade, a empresa tem um tarifário igual nos sete municípios em que é responsável.

A nova fatura da Águas do Ribatejo tem também escalões proporcionais ao tempo de faturação, que é também detalhado em cada documento emitido, sendo desta forma mais justa para os consumidores.

A empresa tem já em teste piloto o sistema de contagem automática da água, de modo a que pudesse apresentar a fatura “real” de cada consumidor, mas para Miguel Carrinho este será ainda um processo moroso, pois os equipamentos disponíveis no mercado, além de extremamente caros, não apresentam ainda a fiabilidade desejável.

O responsável deixou ainda dois desafios aos consumidores, que adiram à fatura eletrónica, recebendo assim atempadamente os seus documentos, e que enviem à empresa a contagem, de modo a que as faturas possam sempre ser o mais reais possível.

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