Nível do Mar pode fazer rio Tejo inundar parte de Samora Correia, Benavente e Salvaterra de Magos em 9 anos

12 Agosto 2021, 20:41 Não Por João Dinis

Uma projecção levada a cabo pelo Climate Central, uma entidade gerida pela NASA, que monitoriza o nível do Mar, acompanhando o nível de degelo e de subida do nível do mar, realizou uma projecção que está a deixar alarmados alguns cientistas.

De acordo com as projecções, dentro de apenas nove anos, a água pode engolir muitos quilómetros de terra, fazendo desaparecer muitos ecossistemas e espécies, um pouco por todo o mundo.

Na Europa serão muitos os países que vão ver o mar ou os rios fazer desaparecer terra, bem como engolir algumas ilhas e ilhéus habitados por inúmeras espécies de crustáceos e aves.

Esta subida do nível do mar, provocada pelo degelo, irá também afectar o Vale do Sorraia, com o nível do Estuário do Tejo a aumentar significativamente e inundar as partes mais baixas e junto aos rios Tejo, Almansor e Sorraia, nomeadamente em Samora Correia, Benavente e Salvaterra de Magos.

Segundo as previsões, reflectidas a vermelho na imagem, grande parte dos terrenos agrícolas junto aos rios podem mesmo desaparecer, fazendo com que o leito dos rios venha mesmo a tocar na malha urbana das freguesias mais afectadas já no ano de 2030.

O degelo tem sido provocado pelas alterações climáticas que têm afectado o mundo nos últimos anos, e que cada vez mais vão interferindo no planeta.

________________

_____________________

_____________________