Ninho de vespa asiática capturado num sótão em Mora
10 Outubro 2024, 11:31O Serviço de Proteção Civil Municipal de Mora capturou na passada semana um ninho de vespa asiática, que se encontrava num sótão de uma habitação na Vila de Mora, em meio urbano, o que prova que as vespas se estão a adaptar ao meio urbano e que é por isso necessária toda a atenção.
“Com cerca de 50 cm de diâmetro, foi até hoje, o maior ninho de vespa asiática encontrado no concelho de Mora”, refere a Proteção Civil de Mora, que acrescenta que “a captura deste ninho é um exemplo de como a ação rápida e coordenada pode conter a propagação da vespa asiática”.
A Proteção Civil alerta que “é importante manter-se vigilante e desperto para este problema, de forma a garantir a eficácia das medidas de controlo a longo prazo.”
A Vespa Asiática ou Velutina tem dimensões grandes, cabeça é preta com face laranja/amarelada e o corpo é castanho-escuro ou preto, aveludado e delimitado por uma faixa fina amarela.
Os ninhos podem ser encontrados nos mais diversos locais, desde jardins, habitações, hortas, etc. Apresentam uma forma arredondada ou de pera, com abertura lateral e são constituídos por fibras de madeira mastigadas. Cada ninho pode albergar cerca de 2000 vespas e 150 fundadoras.
“O contacto desprevenido com os ninhos e com as vespas pode tornar-se seriamente perigoso e mortífero”, alertam, pelo que “não se deve, em qualquer circunstância, tentar destruir o ninho pelos próprios meios.”
Qualquer avistamento deve ser imediatamente comunicado às autoridades, no caso de Mora, ao Gabinete Técnico Florestal, através do email gft@cm-mora.pt, ou do telemóvel 962 332 512. Em alternativa, pode também contatar a Proteção Civil Municipal através do email protecao.civil@cm-mora.pt ou do telemóvel 933 125 784.