NERSANT apresenta apoios ao investimento e à contratação de recursos humanos disponíveis para as empresas da região

20 Março 2024, 15:12 Não Por Redacção

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém vai apresentar à comunidade empresarial os incentivos e iniciativas de apoio à qualificação, inovação e tecnologia disponíveis para as empresas da região. O workshop “Talento Local e Inovação Global: Sinergias para o Sucesso Empresarial” realiza-se no dia 3 de abril, pelas 15:30, na Startup Santarém.

Em parceria com o Instituto Politécnico de Santarém, o workshop visa explorar a ligação entre o talento local e a inovação global, destacando a qualificação dos colaboradores e a tecnologia como fatores essenciais para impulsionar o sucesso, através da apresentação de apoios e incentivos ao investimento empresarial, com foco na qualificação, inovação e tecnologia.

Entre estes apoios, destacam-se o Sistema de Incentivos de Base Territorial (SIBT) para investimentos até 250.000,00€ e no âmbito da qualificação dos recursos humanos, o programa de receção de estagiários do MIT – uma das instituições tecnológicas mais prestigiadas do mundo – bem como o Apoio à Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados, incentivo do Portugal 2030 que visa a integração de quadros altamente qualificados nas PME, com o objetivo de contribuir para elevar as competências das empresas nos domínios da Qualificação e Internacionalização e da Investigação e Desenvolvimento e Inovação (I&D&I), numa perspetiva de reforço de competitividade das PME num mercado cada vez mais globalizado e competitivo.

De acordo com a associação, serão ainda apresentados os Sistemas de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das empresas, assim como os apoios para o empreendedorismo e criação de emprego. Por fim serão apresentados dois instrumentos de otimização fiscal e reforço da competitividade das empresas: o SIFIDE – Sistemas de Incentivos Fiscais a Investigação e Desenvolvimento Empresarial e o RFAI – Regime Fiscal de Apoio ao Investimento.

Para além disso, o workshop incluirá uma exposição de empresas inovadoras internacionais com sede na Startup Santarém, permitindo aos participantes conhecer algumas das empresas globais que escolheram esta incubadora da NERSANT para acolher o seu negócio, através do programa Startup VISA, num espaço que pretende ilustrar como o investimento, a tecnologia e a inovação são conducentes ao sucesso empresarial.

O evento destina-se a empresários, gestores, líderes de empresas, profissionais de recursos humanos, empreendedores, académicos, estudantes e outros interessados no tema. Decorre entre as 15:30 e as 17:00 na Startup Santarém. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do portal da NERSANT, em https://link.nersant.pt/AGENDA1312.

Para mais informações, os interessados devem contactar a Direção de Associativismo da NERSANT através do email da@nersant.pt ou do telefone 249 839 507.

________________

_____________________

_____________________