Museu Diocesano de Santarém recebe “Viagem no Tempo” noturna com degustação de vinhos da Quinta da Ribeirinha (com fotos)

27 Agosto 2024, 14:38 Não Por André Azevedo

No âmbito do 10ª aniversário do Museu Diocesano e da campanha “Santarém Cidade do Vinho 2024”, a Catedral de Santarém recebeu uma “Viagem no Tempo” com prova de vinhos da Quinta da Ribeirinha, na sexta-feira, 23 de agosto, pelas 21 horas. Um evento que teve lotação esgotada e que contou com a participação de Nuno Russo e de Alfredo Amante, Vereadores da Câmara Municipal de Santarém.

Nuno Russo deu as boas-vindas a todos os participantes, lembrando que “em Santarém existem cinco produtores, entre os quais a Quinta da Ribeirinha, para além dos pequenos produtores, que temos na produção de vinhos de qualidade, a preços competitivos e de castas autóctones portuguesas e da Região”, referiu deixando os votos para que a degustação dos vinhos fosse memorável ao longo da “viagem no tempo”, que deu nome ao evento.

Esta visita temática noturna permitiu dar a conhecer espaços habitualmente inacessíveis ao público, tais como o Corredor Nobre e a Torre Sineira. Uma viagem no tempo entre os vários momentos cronológicos de ocupação da Casa, que começou por ser o Paço Real, dando lugar ao Paço Episcopal, que mais tarde viria ser utilizado como Colégio Jesuíta e depois como Seminário, até hoje. Uma visita conduzida por Alexandra Xisto, Arquivista do Museu Diocesano.

Desta forma, os participantes puderam contemplar a vista noturna sobre a Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário), assim como a vista única no terraço das Torres da Catedral, depois de perceberem a história retratada nos Painéis de Azulejaria, que abriram as portas a uma viagem à Santarém do séc. XVII, entre outros momentos que marcaram a história da capital do Ribatejo.

Desta forma, foi possível descobrir a sua monumentalidade, observar a azulejaria que o reveste e tomar contacto com alguns dos espaços do Paço Episcopal. Conhecer os retratos de reis portugueses que apoiaram o Seminário Patriarcal, bem como dos cinco primeiros patriarcas de Lisboa, numa evocação ao território a partir do qual foi desmembrada a região da atual Diocese de Santarém.

Para cada momento, foi reservada a prova de vinhos, brancos e tintos, com propostas de Rui Cândido, Diretor da Quinta da Ribeirinha, simulando uma degustação dirigida a uma receção de convidados, a um Rei ou a um Colegial, daqueles que fazem parte da história da Catedral de Santarém.

Fotos: Câmara Municipal de Santarém

____________________