Municípios da Lezíria com medidas para poupar água

11 Novembro 2022, 11:03 Não Por Redacção

Depois de terem apresentado um conjunto de medidas de redução da factura da energia, que vão desde a redução do horário das luzes ornamentais até a uma limitação na temperatura dos edifícios, os Municípios de Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) definiram também um conjunto de medidas de poupança de água.

As medidas pretendem aumentar a eficiência hídrica, bem como reduzir o desperdício de água na rega dos espaços exteriores, de modo, não só a reduzir o valor da água facturada, como também o seu desperdício.

Os municípios da CIMLT vão aplicar uma redução do tempo de água corrente e adequação da temperatura da água do sistema de aquecimento à estação do ano, bem como uma redução da quantidade de água utilizada na lavagem de pavimentos e uma diminuição do número de lavagens de veículos.

Para as lavagens de pavimentos, lavagem de veículos, jardins e similares, campos desportivos e outros espaços verdes de recreio as autarquias vão, sempre que possível, utilizar as águas tratadas das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), estando também a implementar estratégias de redução do consumo de água nos sanitários.

As regas serão programadas para os horários de menor evaporação, bem como as mesmas serão efectuadas com recursos, também, a águas pluviais ou de outras regas ou lamagens.

As autarquias vão procurar também promover a plantação de espécies com baixa necessidade de rega.

________________

_____________________

_____________________