O troço do Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, entre Alverca do Ribatejo e Sobralinho, um investimento de 6,5 milhões de euros, abriu hoje, anunciou a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
Em comunicado, a autarquia adianta que o troço, um projeto de requalificação e conservação ambiental e paisagística da frente rio do concelho de Vila Franca de Xira, tem uma extensão de cerca de cinco quilómetros (km) e uma área aproximada de 14,1 hectares.
“Este novo espaço de lazer e mobilidade suave destaca-se pela integração de tecnologia amiga do ambiente, oferecendo aos utilizadores bancos equipados com carregadores alimentados por baterias solares, bem como postes de iluminação inteligentes com acesso gratuito a Wi-Fi e carregamento com sistemas de geração de energia solar e eólica”, é referido na nota.
O novo troço do projeto designado Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo/Alverca do Ribatejo – Sobralinho – Fase 1 – PLRETAS, situa-se junto ao Complexo Militar de Alverca da Força Aérea Portuguesa e começou a ser construído em março de 2023.
O Caminho Ribeirinho fica agora com cerca de 17 km, tendo como objetivo interligar os 22 km da margem direita do rio Tejo no concelho de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa.
Segundo a autarquia, o Caminho Ribeirinho com trilhos pedonais e cicláveis, e zonas de lazer, tem sido cada vez mais procurado para passear, praticar desporto e para observação de aves.






