O Município de Santarém deu mais um passo na preparação do futuro Centro Municipal de Operações de Socorro (CMOS) ao realizar, na passada sexta‑feira, 10 de abril, uma visita de trabalho ao CMOS de Setúbal. A iniciativa teve como objetivo conhecer modelos de organização, soluções técnicas e boas práticas já implementadas noutros territórios, reforçando o planeamento estratégico da Proteção Civil escalabitana.
A comitiva foi liderada pelo vice‑presidente da Câmara Municipal de Santarém e vereador com o pelouro da Proteção Civil e Segurança, Emanuel Campos, e integrou elementos da Proteção Civil Municipal e das Corporações de Bombeiros do concelho. O grupo foi recebido pelo vereador Paulo Maia, responsável pelo Serviço Municipal de Segurança, Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, que apresentou o funcionamento do centro, os meios disponíveis e a articulação entre os diferentes agentes de socorro.
A visita permitiu um momento de partilha técnica e institucional, centrado na melhoria da capacidade de resposta a ocorrências e emergências. Segundo Emanuel Campos, esta deslocação foi essencial para consolidar conhecimento e recolher referências úteis para o projeto que Santarém pretende desenvolver.
“A visita ao CMOS de Setúbal permitiu‑nos conhecer de perto boas práticas, soluções técnicas e modelos de coordenação que pretendemos adaptar à realidade do nosso concelho. Este trabalho está a ser feito em conjunto com a Proteção Civil Municipal e as Corporações de Bombeiros, porque acreditamos que só com planeamento, cooperação e visão estratégica é possível melhorar a capacidade de resposta do Município de Santarém e reforçar a segurança das nossas populações”, sublinhou o autarca.
Esta ação integra um ciclo de visitas a vários Centros Municipais de Operações de Socorro, envolvendo diretamente as entidades operacionais, numa lógica de aprendizagem contínua e preparação para a criação de uma estrutura moderna, eficaz e próxima das necessidades do território.





