Município de Santarém e empresa DAMM Portugal vão reabilitar ribeira das Fontaínhas

20 Fevereiro 2025, 17:20 Não Por André Azevedo

No âmbito do projeto ambiental Reabilitar Troço-a-Troço (RTT), o Município de Santarém, em parceria com a empresa DAMM Portugal, vai realizar uma reabilitação fluvial no afluente da ribeira das Fontaínhas, em 280 metros lineares, com a aplicação de várias técnicas de Engenharia Natural, a 22 de fevereiro, entre as 9h30 as 15 horas na linha de água.

Esta intervenção designada por “reabilitação fluvial_ RTT_DAMM”, integra o projeto ambiental Reabilitar Troço-a-Troço, que criou uma transformação positiva na política pública de Recursos Hídricos, com obra realizada em 23 troços reabilitados abrangendo 2/3 das freguesias do Concelho envolvidas. Uma componente inovadora no modelo de gestão ambiental, nos rios e ribeiras, é dedicada ao tecido empresarial, denominada por “RTT_E _Reabilitar -Troço-a-Troço empresas”.

A Câmara Municipal de Santarém tem vindo a aumentar a capacitação técnica e operacional para dar resposta aos desafios da reabilitação fluvial, tendo executado em parceria com a DAMM, este projeto de reabilitação fluvial, no afluente da ribeira das Fontaínhas. O projeto permite consolidar os taludes, controlar as espécies exóticas e invasoras, para aumentar as condições para a resiliência do ecossistema ribeirinho e promover a biodiversidade. Para além de constituir um espaço de demonstração, para a adequada atuação dos proprietários dos terrenos confinantes com as linhas de água.

Esta iniciativa surge da recente oportunidade de desenvolver ações para a prossecução dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável a nível Local, da qual resultou esta parceria com o grupo empresarial DAMM, que vai reabilitar esta linha de água, afluente das Fontaínhas, que atravessa a propriedade da empresa.

De referir que, o Município, na sua área de atuação para a gestão sustentável dos Recursos Hídricos, segue as orientações da Lei da Água no que concerne à Limpeza e Conservação e procura inovar na assunção dos desafios da Lei do Restauro da Natureza, reforçando a importância da valorização do património natural no Território.

_________________

____________________