Município de Santarém anuncia “maior investimento de sempre em infraestruturas desportivas”

24 Setembro 2024, 15:58 Não Por André Azevedo

O Município de Santarém vai lançar o que João Leite, líder do executivo, considera o “maior investimento de sempre em infraestruturas desportivas”, cifrado na ordem dos 14 milhões de euros, anunciou o autarca durante a conferência “O futuro do desporto em Santarém”, que decorreu no ginásio da Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, na manhã de terça-feira, 24 de setembro.

Em declarações ao NS, João Leite afirma que o objetivo é tornar Santarém “uma das principais capitais de distrito no que diz respeito à promoção da atividade física”, uma vez que o autarca considera que investir nesta área é também investir na saúde.

Este investimento é também uma forma de “dar resposta a um aumento da procura das (…) infraestruturas desportivas”, explicou o autarca, acrescentando que há mais perto de 3200 jovens a praticar as diversas modalidades que existem no concelho, face aos 2900 da época passada.

“Temos a ambição de ter muitos mais jovens a praticar desporto e para isso precisamos de crescer no âmbito das infraestruturas desportivas”, garantindo ainda que estes 14 milhões de euros investidos vão dotar o concelho de “infraestruturas de excelência”.

Para além do investimento nas infraestruturas, João Leite deu ainda nota da intenção do município em aumentar os valores dos apoios do Programa de Apoio e Financiamento ao Associativismo Desportivo (PAFAD) e do Programa de Apoio à Organização de Eventos Desportivos (PAOED), embora não tenha revelado os montantes do aumento, uma vez que ainda estão a ser discutidos pelo executivo. Em 2023/24 o PAFAD apoiou as associações desportivas do concelho em cerca de 420 mil euros e o PAOED com 120 mil.

Cidade Desportiva é o principal investimento para o futuro do desporto

A Cidade Desportiva que vai nascer na zona do Jardim de Cima, junto ao Complexo Aquático de Santarém, é um plano para o futuro que vai crescer faseadamente ao longo dos próximos oito anos. A primeira fase está prevista arrancar com a Academia de Futebol, que conta já com o concurso público a decorrer. O investimento de 4,5 milhões de euros deve começar a ganhar forma física durante o quarto trimestre de 2024.

Ainda no âmbito da modalidade de futebol destaca-se o Parque Desportivo Tejo, que integra a primeira fase da requalificação da zona ribeirinha, num investimento de um milhão de euros, previsto para a primeira metade de 2025; o complexo desportivo da Escola Superior Agrícola de Santarém (500 mil euros); e os campos de futebol de Pernes, Alcanede, Abitureiras, Tremês e Alcanhões, que ainda não têm um valor definido.

O rugby é uma das principais modalidades escalabitanas e não foi esquecido neste investimento. A requalificação do campo de rugby da ex-Escola Prática de Cavalaria (EPC) representa um investimento de cerca de 2,2 milhões de euros e vai criar uma infraestrutura capaz de receber “eventos nacionais e internacionais” da modalidade, segundo João Leite. A obra deve arrancar no 4.º trimestre de 2024.

As modalidades de pavilhão também vão receber novas instalações para a prática, com a construção do Pavilhão Municipal de Pernes (€2,7M) e o Pavilhão Desportivo nas instalações da antiga EPC (€1,5M), que deverá arrancar até ao primeiro semestre de 2026.

______
____________________