
Município da Chamusca garante acesso a medicamentos através da Rede Solidária do Medicamento
17 Fevereiro 2025, 14:04Desde 2017, o Município da Chamusca atribuiu 162 cartões Abem no âmbito do programa “Abem: Rede Solidária do Medicamento”, assegurando a comparticipação de medicamentos prescritos e comparticipados pelo Estado Português a pessoas em situação de vulnerabilidade. O apoio já totalizou 60 mil euros, permitindo a dispensa de 20.433 embalagens de medicamentos até 31 de dezembro de 2024.
O programa, promovido pela Associação Dignitude, conta com o Município da Chamusca como parceiro social responsável pela referenciação de agregados familiares elegíveis. No final de 2024, 27 pessoas de 16 agregados familiares encontravam-se ativamente abrangidas pelo apoio. Cada beneficiário e respetivo agregado familiar recebem um cartão Abem, que garante o acesso direto aos medicamentos prescritos.
No concelho da Chamusca, existem atualmente seis farmácias aderentes ao programa, cuja lista pode ser consultada em https://bit.ly/farmaciasabemchamusca. Os interessados em aceder ao apoio devem agendar atendimento social junto do Atendimento Integrado + do Município através dos números 800 100 116 ou 249 769 608.
A adesão a este programa insere-se na estratégia do Município para assegurar o acesso à saúde e apoiar famílias em situação de vulnerabilidade. Ao integrar a Rede Solidária do Medicamento, a autarquia contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, nomeadamente no que se refere ao acesso universal à saúde e à redução das desigualdades sociais.
A Associação Dignitude é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que resulta de uma parceria entre a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Nacional das Farmácias e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. O objetivo da instituição é garantir que todas as pessoas tenham acesso aos medicamentos de que necessitam.