Muge volta a receber escavações arqueológicas

11 Agosto 2022, 20:52 Não Por Redacção

O Cabeço da Amoreira, junto à ribeira de Muge, no concelho de Salvaterra de Magos, volta a receber este mês escavações arqueológicas, que se vão centrar no concheiro inserido nos terrenos da Casa Cadaval.

Os trabalhos estão a ser coordenados por uma equipa pluridisciplinar da Universidade do Algarve, sob orientação científica da Arqueóloga Célia Gonçalves e prolongam-se até à primeira semana de Setembro.

As escavações têm como principal objectivo a obtenção de dados novos e mais pormenorizados sobre os modos de vida daquelas que foram as últimas comunidades de caçadores-recoletores do Vale do Tejo. 

A identificação dos concheiros nesta região remonta a 1863 e deve-se à acção de Carlos Ribeiro que desempenhava o cargo de Diretor da Comissão Geológica que identificou o primeiro concheiro localizado na ribeira de Magos.

A descoberta dos concheiros de Muge constituiu um dos mais importantes achados arqueológicos em Portugal do último quartel do séc. XIX marcando o percurso da arqueologia pré-histórica. A primeira monografia arqueológica dedicada à pré-história portuguesa foi precisamente um trabalho de Pereira da Costa dedicado aos concheiros de Muge.

Em finais do séc. XIX, os concheiros de Muge alcançaram uma reconhecida importância histórica e científica devido à realização do Congresso Internacional de Antropologia e Arqueologia Pré-Históricas (1880), onde foram mencionados numa comunicação de Carlos Ribeiro e também devido à visita dos congressistas aos concheiros do Cabeço da Arruda e da Moita do Sebastião.

Desde finais do Séc. XIX até à actualidade, numerosos estudiosos de renome escavaram ou participaram em escavações arqueológicas nos concheiros, publicando inúmeros trabalhos sobre estas estações arqueológicas.

Em 2011 os concheiros foram classificados como Monumento Nacional: os concheiros da Moita do Sebastião, do Cabeço da Amoreira e do Cabeço da Arruda, que constituem uma das mais importantes estações arqueológicas da pré-história portuguesa, com grande projecção a nível nacional e internacional. Devido ao seu incalculável valor científico, os concheiros de Muge são citados em todos os manuais da pré-história europeia.

________________

________________________