Morreu o Padre António Garcia

31 Janeiro 2024, 11:07 Não Por Redacção

Morreu esta terça-feira, 30 de janeiro, o Padre António Marques Garcia, que durante muitos anos exerceu atividade no concelho de Almeirim.

O Pároco que veio a falecer na Unidade de ERPI do Centro de Bem Estar Social de Almeirim, Almeirim, onde residia desde 28 de fevereiro de 2020, quando se acentuou a sua fragilidade física, foi ordenado presbítero no dia 15 de agosto de 1960, por D. Manuel Gonçalves Cerejeira, para o serviço da Diocese de Lisboa, tendo sido incardinado na Diocese de Santarém em outubro de 1975, aquando da criação da Diocese.

Nascido a 15 de setembro de 1932, na freguesia de Freixo, Guarda, além do Curso de Teologia nos Seminários do Patriarcado, fez um curso de Catequética no Instituto Pastoral de Madrid.

De acordo com a Diocese de Santarém, iniciou o exercício do ministério sacerdotal em outubro de 1960 como prefeito e professor no Seminário de Santarém.

A partir de 1973 passou a ser professor de religião e depois professor de Educação Moral e Religiosa Católica no Liceu Nacional de Santarém.

Em 15 de agosto de 1981 radicou-se em Almeirim, sendo vigário forâneo de Almeirim por vários mandatos.

A Diocese de Santarém descreve-o como um homem delicado, atencioso, sempre procurou manter-se atualizado quer nas matérias teológicas e pedagógicas, quer no que se refere às novas tecnologias. Promoveu a constituição de várias equipas de casais de Nossa Senhora e foi seu assistente. Na sua ação pastoral deu particular realce à colaboração dos leigos.

Na Estrutura Residencial de Idosos do Centro de Bem Estar Social de Almeirim, foi acolhido com particular amor e carinho pelos colaboradores que tantas vezes lhe manifestaram a sua gratidão pelo seu serviço na paróquia de Almeirim. 

A Diocese reconhece e agradece à Direção do Centro, e particularmente ao Padre José Abílio, o acolhimento e os serviços prestados ao Padre António Garcia.

As cerimónias fúnebres decorreram esta terça e quarta-feira, ficando o corpo sepultado na sua terra natal.

______
____________________