Mora renova Torre do Relógio que dá agora muito mais que “horas” (com Fotos)
28 Outubro 2023, 19:56Depois de já ter sido a sede da Câmara Municipal e de nos últimos anos ter estado desativada, a Câmara Municipal de Mora inaugurou este sábado as obras de requalificação da Torre do Relógio, que tornaram o imóvel muito mais que um simples local onde se podem saber as horas, transformando-o num moderno equipamento ao serviço da população.
Resultantes de um investimento de 614.702 euros, com apoio de fundos europeus, as obras permitiram que a Torre do Relógio, contemple agora o Posto de Turismo, Biblioteca Municipal e serviços municipais, que vão agora ali ser instalados.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva, da Presidente da Câmara Municipal, Paula Chuço, do Vice-Presidente, Hugo Carreiras, do Vereador Luís Branco, do Presidente da Assembleia Municipal, Luís Simão, bem como outras entidades oficias e muitos populares que não quiseram perder a oportunidade de ficar a conhecer o novo equipamento.
Paula Chuço, Presidente da Câmara Municipal de Mora considera que esta obra que remonta do executivo anterior e agora inaugurada, mostra um “edifício que está muito bem requalificado”, “no Centro de Mora, está na praça principal e o nosso objetivo neste momento é deslocar alguns serviços para este edifício”, sendo que “o próprio executivo também irá estar sempre presente neste edifício para que ele tenha vida.”
A autarca salienta que o Município pretende “dar uma nova dinâmica, uma vida diferente à nossa praça, porque esta é a nossa praça, é o Centro de Mora e queremos também alterar o Centro de Mora, criando aqui algumas dinâmicas que não existem.”
A criação do Posto de Turismo, valia não existente no concelho e a reativação da Biblioteca Municipal são duas valências de uma obra que não foi feita ao acaso”, salienta a autarca.
O Posto de Turismo irá estar aberto 7 dias por semana, com o objetivo de “ajudar os turistas, que são muitos que nos visitam, explicando o que é que há de bom em cada freguesia”, podendo agora fazê-lo de uma forma diferenciada.
Na Biblioteca o Município pretende implementar um projeto em parceria com a Universidade de Évora. A história de Mora centra-se muito na Torre do Relógio, e a autarquia quer ver esse tema aprofundado. “O edifício já foi a antiga câmara e portanto, todo o edifício em si tem uma história e essa história deve ser contada”, frisa Paula Chuço.
A cerimónia contou ainda co momento musicais, a cargo da violoncelista Raquel Pernas, do Cante Alentejano, da Universidade Sénior e da Escola de Música da Câmara Municipal de Mora.