Mora e Coruche com percursos pedestres certificados

23 Setembro 2021, 14:34 Não Por Redacção

Os concelhos de Mora e Coruche são os dois no Vale do Sorraia que detêm percursos pedestres classificados pela rede Walking Portugal, entidade que  tem como Missão a organização, sistematização e divulgação de toda a produção de Percursos Pedestres em Portugal Continental e Regiões Autónomas Insulares, com o objectivo de compilar toda a informação histórica sobre Percursos Pedestres em Portugal, armazenando e divulgando toda a memória sobre esta temática, mesmo de percursos desactivados.

O Percurso do Gameiro, em Mora, na envolvente do Açude do Gameiro em Mora é um dos percursos pedestres certificados. Com uma extensão de 5,5 quilómetros e um grau de dificuldade baixo, o percurso centra-se no Parque Ecológico do Gameiro e no Fluviário de Mora, em caminhos naturais e um passadiço de madeira.

As Rotas do Sorraia, em Coruche, dividem-se em quatro troços interligados, num total aproximado de 17 quilómetros.
Divididos em Rota do Peixe (3,124 Km), Rota da Cegonha (4,818 Km), Rota do Cavalo (6,5 Km) e Rota da Coruja (5,6 Km), os percursos dividem-se entre a área rural e urbana, com um grau de dificuldade médio e centralizado no Pavilhão Municipal de Coruche, entre o rio Sorraia, a vila de Coruche as áreas rurais circundantes.

Os concelhos de Salvaterra de Magos e Benavente não possuem ainda certificação, embora existam já nos concelhos também algumas rotas definidas.

MOR_pr1_percurso_do_gameiro_folheto

CCH_pp_rotas_do_sorraia_folheto

________________

________________________