Mora, Coruche e Rio Maior bateram recordes de temperatura em outubro

17 Novembro 2023, 17:05 Não Por Redacção

O mês de outubro de 2023 em Portugal continental classificou-se como extremamente quente em relação à temperatura do ar e muito chuvoso em relação à precipitação, sendo mesmo o segundo outubro mais quente dos últimos 93 anos.

O valor médio da temperatura média do ar, 18.96 °C, foi muito superior ao valor normal 1981-2010 com uma anomalia de + 2.42 °C.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), várias localidades ultrapassaram no mês de outubro as temperaturas até aqui registadas.
Entre os locais onde foram batidos alguns recordes estão Mora, com 37.3 graus, Coruche, com 37.1 e Rio Maior com 36.8 graus.

Durante o mês verificaram-se 2 períodos distintos, a primeira metade do mês foi caracterizada por valores muito altos da temperatura do ar, enquanto a segunda metade do mês os valores de temperatura foram em geral inferiores ao valor médio mensal. No período quente registaram-se novos valores extremos da temperatura máxima em 26 % das estações meteorológicas e da temperatura mínima em 18 % das estações; ocorreu ainda uma onda de calor que abrangeu quase todo o território do continente

Apesar do calor, o final do mês acabaria por ser chuvoso, e de acordo com o IPMA, verificou-se um aumento significativo dos valores de percentagem de água no solo em todo o território. As regiões do Norte e Centro apresentam valores superiores a 80 % em grande parte dos locais, atingindose mesmo a capacidade na região do Minho e Douro Litoral e nalguns distritos do Centro.

Nas regiões do vale do Tejo e Alto Alentejo, também houve um aumento considerável, estando agora com valores entre os 40 % e 80 %. Nas regiões do Baixo Alentejo e Algarve, os valores são mais baixos com alguns locais ainda com valores inferiores a 20 %.

____________________