Mora combate vespa asiática com distribuição de armadilhas

1 Junho 2021, 14:31 Não Por Redacção

Tendo em conta o já significativo número de ninhos de vespa velutina, vulgo vespa asiática, detectados no concelho de Mora, a Câmara Municipal de Mora lançou a campanha “Mora 100 velutina”, que consiste na distribuição de 100 armadilhas para capturar as vespas asiáticas que procurem um local para a sua nidificação.

Os interessados poderão efectuar o seu pedido junto da Divisão de Urbanismo e Ambiente da Câmara Municipal de Mora, através do email ambiente@cm-mora.pt ou do contacto telefónico 266439070.

A cada agregado familiar/casa será entregue uma armadilha e uma unidose do respectivo atrativo/isco., sendo que as entregas estão limitadas às 100 armadilhas disponíveis, adquiridas pela autarquia, e serão feitas por ordem de inscrição.

O principal impacto causado pela vespa velutina é a predacção das abelhas, constituindo uma ameaça à sustentabilidade da apicultura. Devido à sua picada, a mesma pode ser igualmente perigosa para as pessoas. Os ninhos das velutinas podem ser encontrados em diversos locais, nomeadamente jardins, hortas, habitações. A colocação das armadilhas é uma medida que actua preventivamente, evitando a formação das colónias.

Qualquer avistamento de ninho ou captura de vespa velutina deve ser comunicado à Protecção Civil da Câmara Municipal de Mora, pelo telefone 266 439 070 ou à Guarda Nacional Republicana, pelo 266 439 080, para posterior destruição dos ninhos por entidade responsável para o efeito.

________________

_____________________

_____________________