Mora caça turistas com iguarias no prato (com Fotos)

27 Novembro 2022, 14:38 Não Por João Dinis

A Quinta de Santo António em Mora recebeu este sábado o Jantar de abertura da vigésima sétima edição da Mostra Gastronómica da Caça, que até dia 11 de Dezembro apresenta à mesa de dez restaurantes do concelho iguarias confeccionadas com caça.

O certame coloca na mesa iguarias como Ensopado de Javali, Javali no Forno, Lebre com grão e nabos, Faisão no Tacho, Perdiz de Cebolada ou Veado Real, que são antecedidos por entradas que aguçam o palato, como Patê de Coelho ou Javali, Pombo Vinagrette ou Folhado de Caça com Queijo de Cabra, num evento que tem afirmado Mora ano após ano, atraindo ao concelho centenas de pessoas.

Esse facto foi mesmo destacado por Paula Chuço, Presidente da Câmara Municipal de Mora, que começou por se demonstrar bastante satisfeita com a adesão ao jantar inaugural, referindo depois que este certame “vem mostrar o que há de bom no nosso concelho a nível de gastronomia”, revelando-se fundamental para a atracção turística e desenvolvimento económico do concelho.

Apesar da situação actual vivida, e apesar da seca que se viveu em todo o ano, “existe ainda alguma caça e sobretudo com muita qualidade”, salienta a autarca, o que permite a realização de “pratos diferentes e muito apetecidos pelas pessoas que nos visitam”.

Paula Chuço destaca o facto de o certame ser composto por “dez restaurantes de todas as freguesias do concelho”, o que permite que todos possam visitar o concelho, integrando a estratégia turística do concelho, que convida os visitantes a “deMORArem-se” em Mora.

Há tantas e boas razões para se perderem aqui, pelo menos, num fim-de-semana”, afirma a autarca, dando como exemplos a Igreja de Brotas, a cumprir 600 anos, o Fluviário ou o Museu do Megalitismo.

A Presidente Paula Chuço anunciou ainda para Fevereiro a certificação dos produtos característicos do concelho de Mora, prometendo para breve mais novidades.

Na Mostra Gastronómica da Caça do Concelho de Mora participam dez restaurantes, em Brotas, O Poço, em Cabeção, A Palmeira, Os Arcos e o Solar da Vila, em Mora, Afonso, Hélder Ganhão, O Alentejano, Sabores de Mora e O Espanhol, em Pavia, O Forno.

________________

_____________________

_____________________