Mobilidade da população subiu a partir da 2.ª semana de Fevereiro e reduziu na Páscoa

9 Abril 2021, 13:29 Não Por Redacção

A mobilidade da população residente em Portugal aumentou a partir da segunda semana de fevereiro, mas observou-se “uma ligeira redução” nos dias associados às férias escolares e ao período da Páscoa, revelam dados do INE hoje divulgados.

Os dados, enquadrados no domínio do Statslab do Instituto Nacional de Estatística (INE), analisam o movimento da população desde os primeiros casos de covid-19 em Portugal em março de 2020 e verificam que, de uma forma geral, nos domingos se assinala menos mobilidade da população do que nos restantes dias da semana.

Após os primeiros casos confirmados de covid-19 e na sequência da declaração do primeiro Estado de Emergência, verificou-se “uma redução da mobilidade da população, registando-se depois um aumento dos níveis de mobilidade na sequência das medidas de desconfinamento”, referem os “Indicadores de mobilidade da população ao nível regional: uma leitura a partir da informação da iniciativa ‘Data for Good’ do Facebook”.

Considerando a média móvel dos últimos sete dias, verificou-se a partir de novembro, globalmente, uma redução dos níveis médios de mobilidade na sequência da declaração do Estado de Emergência a 09 de novembro e das subsequentes renovações.

“Neste contexto, constituem exceção os dias antecedentes ao Natal e subsequentes ao Ano Novo onde se verifica um aumento da mobilidade em virtude do levantamento geral das medidas de restrição à circulação”, refere o INE na análise.

De acordo com os dados, esta tendência de redução da mobilidade acentuou-se após a entrada em vigor, no passado dia 15 de janeiro, das medidas extraordinárias para limitar a propagação da pandemia, incluindo o dever geral de recolhimento domiciliário, seguido da suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais a partir de 22 de janeiro.

“A partir da segunda semana de fevereiro verifica-se, globalmente, uma tendência de aumento dos níveis de mobilidade, que se acentua na sequência do levantamento das medidas restritivas e da reabertura das escolas até ao 1.º ciclo do ensino básico a partir de 15 de março e da reabertura das escolas dos 2.º e 3.º ciclos a partir de 05 de abril, verificando-se, contudo, um ligeiro aumento da proporção de população que ‘ficou em casa’ nos dias associados às férias escolares e ao período da Pascoa”, salienta.

A população que “ficou em casa” é aferida a partir do número de utilizadores do Facebook associados “a uma única quadrícula de referência de 600mx600m” durante as 08:00 e as 20:00 do dia ‘x’, exigindo-se pelo menos três ocorrências durante esse período horário, explica o INE.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.874.984 mortos no mundo, resultantes de mais de 132,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.890 pessoas dos 825.031 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.


Agência Lusa

________________

________________________