Ministro da Agricultura diz que herdou “ministério que tentaram desmantelar e destruir”

8 Fevereiro 2025, 12:11 Não Por André Azevedo

O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes (PSD), lamentou a herança de um “Ministério que tentaram desmantelar e destruir”, quando questionado sobre as condições quase decrépitas em que se encontram as instalações da Estação Zootécnica Nacional, o polo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Santarém, com estradas de acesso esburacadas e edifícios em decadência.

As declarações foram proferidas aos jornalistas à margem da assinatura de um protocolo de colaboração entre o INIAV e Câmara Municipal de Santarém, que decorreu nas instalações da Estação Zootécnica Nacional, na manhã de sexta-feira, 7 de fevereiro.

O governante revelou ainda que o parque automóvel das direções regionais são compostos por uma frota de viaturas com mais de 700 mil quilómetros rodados e que muitas nem funcionam.

“Esta degradação significa que vai demorar tempo para reconstruir aquilo que tentaram destruir”, avisa José Manuel Fernandes

O Ministro é ainda perentório em afirmar que o anterior Governo, liderado pelo Partido Socialista, “tentou destruir a agricultura e devia explicar porquê”, acrescentando que a atividade agrícola é essencial para a segurança alimentar, coesão territorial, indústria, turismo e gastronomia.

_________________

____________________