Ministro da Administração Interna inaugurou oficialmente Posto da GNR de Salvaterra de Magos (Com Fotos)

18 Dezembro 2020, 16:18 Não Por João Dinis

Foi inaugurado esta sexta-feira, 18 de Dezembro, embora já se encontrasse em funcionamento, o novo Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Salvaterra de Magos, a funcionar agora na antiga Escola da Avenida, que recebeu obras de ampliação e remodelação, de cerca de 900 mil euros, que dotaram o espaço de todas as valências e comodidades para guardas e população.

Esta não é uma prenda de Natal, embora possa parecer… é o reconhecimento da necessidade para quem sempre cumpriu a sua missão, para que a possa fazer em condições ainda mais dignas…”, referiu Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna (MAI), que presidiu à cerimónia, enaltecendo ainda a actividade da GNR, que permitiu diminuir a criminalidade em todo o país.

Eduardo Cabrita deu ainda ênfase às diversas valências da GNR, que lhe dão uma dimensão de proximidade, sobretudo em territórios de baixa densidade, como é o caso dos concelhos do Vale do Sorraia.

O Ministro que anunciou ainda a abertura de 2.500 novos lugares nas forças de segurança, em 2021, enalteceu ainda o trabalho desenvolvido pelos militares do posto de Salvaterra de Magos, que até aqui trabalhavam “em condições precárias, mas sempre ao lado a população”, referiu.

Quem se mostrou bastante satisfeito com esta inauguração, foi o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, que referiu uma vez mais todo o esforço feito pela autarquia, que contou com o apoio de muitas individualidades, até politicas, agradecendo ao Governo e ao MAI a disponibilidade para levarem por diante esta importante obra para o concelho de Salvaterra de Magos.

Hélder Esménio reforçou ainda o desempenho dos militares da GNR, na garantia da segurança do concelho, referindo-se ainda ao projecto “Floresta Segura”, como factor fundamental para a prevenção dos incêndios rurais e diminuição significativa da área ardida no concelho.

Também o Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Rui Clero, enalteceu a inauguração deste novo posto da GNR, que permite assim uma maior proximidade e segurança à população do concelho de Salvaterra de Magos, “que pode contar com uma guarda renovada e colaboradora e agora melhor preparada para responder à população”, referiu o responsável máximo da GNR.

Após a recepção ao Ministro da Administração Interna e aos discursos das entidades oficiais, foi feita uma visita ao Posto Territorial da GNR de Salvaterra de Magos, “que  tem um efectivo de 20 militares e reúne singulares condições estruturais e de localização que permitem aumentar, de forma significativa, a capacidade de apoio da GNR aos cidadãos na União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra, distribuídas por uma área total de 70,5 Km², servindo uma população de 10 200 habitantes”, refere a GNR.

________________

_____________________

_____________________