Ministério da Agricultura lança linha de apoio para combater bactéria que deixa plantas amarelecidas

25 Agosto 2021, 17:55 Não Por Redacção

O Ministério da Agricultura abre amanhã, quinta-feira, dia 26 de Agosto, o Anúncio “Prevenção de Calamidades e Catástrofes Naturais”, com uma dotação de 2 milhões de euros, com o objectivo de promover uma actuação preventiva da propagação da bactéria Xylella fastidiosa.

A bactéria Xylella fastidiosa é uma das causadoras de doenças nas plantas, sobretudo em árvores de fruto, que deixa as suas folhas amarelecidas e pode mesmo provocar a morte da planta ou da árvore. Entre algumas das plantas já identificadas em Portugal como portadoras da doença estão oliveiras e laranjeiras, onde foram detectados os primeiros casos em 2019, mas também em pessegueiros, ameixeiras, cerejeiras e amendoeiras.

 “A presença da bactéria Xylella fastidiosa em território português constitui um risco para as explorações agrícolas, existindo um elevado número de espécies vegetais susceptíveis a esta bactéria, assim como condições climáticas propícias ao seu desenvolvimento. Pretendemos incentivar os produtores a dotarem as suas explorações com estruturas de protecção contra os insectos vectores da doença, através de um apoio financeiro que pode ir até aos 80%”, explica a Ministra da Agricultura, Maria do céu Antunes.

 Os apoios contemplados por este anúncio dizem respeito a investimentos em viveiros de produção de plantas de espécies ornamentais, fruteiras e de videira, uma vez que são estas as mais susceptíveis à Xylella fastidiosa, que se encontrem em actividade e cujo valor total de investimento elegível seja superior a 5.000€.

 O Aviso decorre entre os dias 26 de Agosto e 26 de Outubro, podendo o apoio chegar aos 80% do custo total elegível dos investimentos propostos, até ao limite de 80.000€ por beneficiário.

________________

_____________________

_____________________