Milhares de peixes mortos empestam Albufeira dos Patudos em Alpiarça (com fotos)

23 Setembro 2024, 14:59 Não Por André Azevedo

Milhares de peixes morreram na Albufeira dos Patudos e os cadáveres estão a empestar as margens da albufeira pelo menos desde sexta-feira, revelou o Partido Ecológico “Os Verdes” em comunicado.

“Ativistas do PEV que se deslocaram posteriormente ao local, confirmaram a situação e ficaram chocados pelo facto de não estar a decorrer nenhuma intervenção para retirar os peixes da barragem, tanto mais, que populares lhes disseram que esta situação já tinha sido detetada no mínimo na passada sexta-feira”, revela o comunicado.

A situação não é inédita, tendo acontecido algumas vezes ao longo dos anos. A mais recente aconteceu em 2014, sendo associada a um agravamento do processo de eutrofização pelo qual as águas de um rio ou lago enriquecem em nutrientes, minerais e orgânicos, originando um excesso de vida vegetal que dificulta e aniquila a vida animal, por falta de oxigénio.

“Os Verdes admitem que esta situação possa decorrer da ausência de oxigenação gerada pelo aumento das temperaturas ocorridas na passada semana, não sendo uma ocorrência nova, o PEV não pode, no entanto, deixar de estranhar que as medidas tomadas no passado pela Câmara CDU, para minimizar o problema, tenham sido abandonadas”, acusa ainda o partido que integra a Coligação Democrática Unitária (CDU) a par do Partido Comunista Português.

O NS contactou a presidente da Câmara, Sónia Sanfona, questionando que medidas seriam tomadas para resolver este problema e quando seriam retirados os cadáveres que se espalham pelas margens e que flutuam nas águas e que impregnam o ar com um cheiro nauseabundo. Até ao momento da publicação desta notícia não nos foi possível obter qualquer resposta.

____________________