Meia centena de pessoas testadas em comunidade em Marinhais esta sexta-feira (Com Fotos)

17 Abril 2020, 22:19 Não Por João Dinis

As autoridades de saúde do concelho de Salvaterra de Magos, acompanhadas por uma equipa do INEM, realizaram esta sexta-feira, 17 de Abril, quarenta e nove testes ao covid-19 a elementos de uma comunidade de Marinhais, conhecidos na região como “os Serenos”, depois de no dia de ontem uma mulher de 56 anos, integrante da comunidade ter testado positivo ao vírus pandémico.

A mulher, cujo foco de infecção não é ainda conhecido, encontra-se internada no Hospital Distrital de Santarém, onde é acompanhada pela equipa do serviço covid-19 da unidade hospitalar, não correndo risco de vida.

No local estiveram também a Guarda Nacional Republicana, que auxiliou as equipas médicas  na testagem, bem como a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que através do seu Presidente, Hélder Esménio, e a Junta de Freguesia local que acompanham a situação.

Além dos membros da comunidade, realizaram também testes algumas pessoas que tiveram contacto próximo com a mulher infectada, estando no entanto todos assintomáticos, mas confinados ao espaço que é monitorizado pela Guarda Nacional Republicana, que efectuou o corte da Rua do Olival, para que não exista contacto com as pessoas que se encontram agora em vigilância activa.

Os abastecimentos à população desta comunidade são realizados por dois homens, que apesar de pertencerem à mesma, não tiveram contacto com a infectada, mas que ainda assim saem para realizar as compras devidamente protegidos com equipamentos de protecção individual fornecidos pela autarquia de Salvaterra de Magos.

Os testes foram realizados por uma equipa do INEM de Lisboa, sendo que os testes vão ser realizados no Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, que os deverá apresentar até domingo.

________________

_____________________

_____________________