Médicos não querem vir para a Lezíria. Concurso terminou sem que nenhuma das 26 vagas fosse ocupada

26 Maio 2023, 19:00 Não Por Redacção

O concurso para colocação de médicos de família nas Unidades de Saúde Familiar que decorreu durante este mês de Maio voltou a deixar as 26 vagas abertas para a Lezíria por preencher, segundo revelou o director do ACES-Lezíria, Hugo de Sousa, à margem da segunda edição das jornadas do ACES, que se realiza entre 26 e 27 de Maio, no concelho de Alpiarça. 

Sabemos que foram escolhidos 313 lugares, sendo que das 26 vagas que tínhamos a concurso nenhuma ficou ocupada. É uma preocupação porque temos essa carência de médicos”. Ainda assim, Hugo Sousa garante que os cuidados vão continuar a ser garantidos pelos médicos reformados que têm colaborado com o ACES para suprimir a falta de clínicos que se sente na região da Lezíria. “A população não fica sem cuidados”, vinca Hugo Sousa. O enfermeiro explicou ainda que não foram atribuídas “vagas carenciadas” já que o ACES Lezíria não atinge o requisito de 25% dos utentes sem médico de família.

O próximo concurso decorre no final do ano e Hugo Sousa diz ser uma nova oportunidade para preencher as vagas necessárias, relembrando que há vários médicos a concluir os internatos a tempo do próximo concurso, o que pode representar uma solução para a falta de profissionais. 

Durante a sessão de abertura das jornadas referiu-se a necessidade de apresentar “soluções disruptivas” para colmatar a falta de médicos e que Hugo Sousa garante que a direcção executiva do ACES está a considerar algumas soluções mas que “não podem ser tomadas de ânimo leve, já que carecem de algum investimento”, garantindo ainda que a direcção executiva tem todo o interesse em resolver o problema, mas que entende a necessidade de colocar médicos onde este problema é ainda maior.

Aparelho de Raio-x para Coruche está “na iminência de ser adquirido”

O aparelho de raio-x do Centro de Saúde de Coruche está prestes a ser substituído, segundo informou o director do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, ao NS. “Está na iminência de ser concluída a aquisição do mesmo. Já fizemos o desmantelamento do equipamento antigo, estamos agora a fazer os procedimentos necessários para ser colocado (o novo equipamento) a curto prazo”. 

Ainda assim o Hugo Sousa não garante que seja no prazo de “um mês ou dois” mas que o processo está próximo de ser finalizado.

O aparelho está avariado há quase um ano e tem obrigado centenas de doentes a deslocar-se às urgências do Hospital Distrital de Santarém para realizar os exames de diagnóstico. 


Por: André Azevedo

________________

_____________________

_____________________