Medalha de Ouro da Cidade de Santarém atribuída à Escola Superior de Saúde
18 Maio 2023, 11:08O Município de Santarém vai homenagear a Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) no próximo dia 10 de junho com a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade.
A informação foi avançada por João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), durante a cerimónia dos 50 anos da Escola Superior de Saúde de Santarém no dia 16 de maio.
Esta homenagem “é o reconhecimento dos 50 anos de trabalho, dedicação e empenho desta importante Instituição de Ensino Superior do nosso Concelho que muito nos honra e orgulha” referiu o Vice-Presidente e acrescentou que “hoje a Escola Superior de Saúde é uma referência nacional e internacional, que a Câmara Municipal não pode deixar de destacar e apoiar. Existem importantes desafios pela frente, nomeadamente, em termos de infraestruturas para responder à ambição de continuar a crescer e a autarquia está ao vosso lado na concretização destas e de outras ambições”.
João Teixeira Leite referiu ainda a oferta formativa diversificada, resultado das necessidades emergentes da área da saúde ao nível regional, nacional e internacional, garantindo a qualificação nos mercados mais competitivos, destacando-se a elevada taxa de empregabilidade dos profissionais formados por esta Instituição de Ensino Superior e a aposta em projetos de investigação, desenvolvimento e cooperação com capacidade mobilizadora de envolver diversas empresas e instituições da região.
Hélia Dias, Diretora da ESSS, falou da história da criação da instituição, “de Escola de Enfermagem de Santarém à Escola Superior de Saúde de Santarém passaram 50 anos, onde a perseverança, ambição, inteligência e visão estratégica fazem desta escola o que é hoje. Pretendemos honrar o legado e garantir a sua continuidade como escola de sucesso, adaptando-se e recriando-se para melhor responder às mudanças sociais, económicas, políticas e profissionais, alargando a sua oferta formativa a outras áreas, para dar respostas às necessidades sociais”.
As comemorações incluíram ainda o descerramento de uma placa evocativa do 50º Aniversário da instituição, uma conferência com Maria de Belém Roseira e homenagens a docentes e não docentes pelo serviço prestado à Escola Superior de Saúde de Santarém, acompanhas por momentos musicais.