O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo e a Comissão Distrital da Proteção Civil de Santarém emitiram um comunicado ao início da tarde de terça-feira, 11 de março, em que dão conta do constrangimento em várias estradas da região, fruto do mau tempo e chuvas intensas que tem fustigado o território e que gerou “um aumento considerável dos níveis hidrométricos e
caudais do rio Tejo e seus afluentes”.
Segundo estas entidades encontram-se congestionadas a Estrada Nacional 368, entre Alpiarça e a Tapada; No município de Benavente a Estrada Municipal 1456 (Estrada do Campo) e a Estrada da Minhola; Em Salvaterra de Magos a Rua da Falagueira (Marinhais), a Estrada do Paul Marinhais (Foros de Salvaterra) e o cruzamento entre a Rua dos Casais e Rua Custódio Russo; Em CorucheSubmersão do desvio à Ponte da Escusa – (Couço-Coruche), Passagem de Entre – Águas, Estrada de Meias, EN114-3 / EN 119 (Estrada da Amieira), Ponte da Escusa e a Rua do Paul; Na Golegã a CM1 (Quinta da Broa) e a CM30 (Azinhaga); No Cartaxo a EN3-3 entre o Vale de Santarém e o Cartaxo e a EN3-2 entre Valada e o Porto de Muge.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, recomenda-se a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente a retirada de bens das zonas confinantes às linhas de água, a salvaguarda de animais em locais seguros fora das zonas inundáveis.
A ANEPC deixa ainda a recomendação para não se fazer a travessia a pé ou com viaturas de zonas que estejam inundadas.
“A Comissão Distrital de Proteção Civil reunida hoje ratificou a determinação da ativação do Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, pelas 22:30 horas de 10 de março 2025, em nível AMARELO”, conclui o documento, garantindo que os Comandos Sub Regionais da Proteção Civil da Lezíria e do Médio Tejo, em colaboração com as várias entidades, estão a acompanhar e a monitorizar a situação.