Máscaras e testagem obrigatória no combate à pandemia. Conheça as novas regras (Com Vídeo)

25 Novembro 2021, 17:25 Não Por Redacção

O Primeiro-ministro António Costa anunciou esta quinta-feira, as novas medidas de combate à pandemia da Covid-19, depois da Portugal ter entrado na denominada quinta vaga.

António Costa começou por fazer um apelo à vacinação, demonstrando em números que esta era uma excelente arma no combate ao vírus.
Até dia 19 de Dezembro, o Governo conta ter toda a população elegível, nomeadamente os maiores de 65 anos (com vacinação completa há mais de 150 dias) e recuperados com a terceira dose da vacina, bem como os maiores de 50 vacinados com a dose única da Janssen.

A vacinação dos menores de 11 anos, anunciou António Costa, poderá iniciar-se a partir de 20 de Dezembro, de acordo com as recomendações das autoridades de saúde.

“Temos que ser conscientes que estamos a entrar numa fase de maior risco”, frisou António Costa, dando conta do crescimento da pandemia da Europa, a proximidade do Inverno e a época de convívios familiares e festivos, razões que podem agravar a situação da pandemia em Portugal.

De modo a combater a disseminação da pandemia, o Governo apresenta as novas medidas preventivas que evitem o alastramento da doença, nomeadamente:

  • Sempre que possível realizar auto-teste (antes de reuniões familiares, por exemplo)
  • Teletrabalho sempre que possível

Portugal entrará em estado de Calamidade, a partir de 1 de Dezembro, altura em que entram em vigor as seguintes medidas:

  • Máscaras obrigatórias em todos os espaços fechados que não sejam excepcionados pela Direcção Geral de Saúde
  • Certificado Digital obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamentos; Eventos com lugares marcados e para a frequência de ginásios
  • Testagem obrigatório nas visitas a lares; visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde; grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos e em discotecas e bares

A testagem negativa passa também a ser obrigatória nos voos que cheguem a Portugal, havendo sanções fortes para as companhias aéreas que não cumpram a norma.

Em Conselho de Ministros foi também aprovada a “semana de contenção de contactos”, entre 2 a 9 de Janeiro, com o Teletrabalho obrigatório, Recomeço das Aulas a 10 de Janeiro e o encerramento de discotecas.

________________

_____________________

_____________________