Marcelo Rebelo de Sousa dá aula sobre democracia aos alunos da Escola Sá da Bandeira em Santarém (com fotos)

12 Abril 2024, 16:17 Não Por André Azevedo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença na Escola Sá da Bandeira, em Santarém para falar a alunos e professores sobre democracia, numa iniciativa incluída nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, na manhã de sexta-feira, 12 de Abril.

Perante cerca de nove centenas de alunos e professores Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre a revolução que levou à democracia para defender que “uma sociedade democrática admite todas as opiniões, até as opiniões contra a democracia, contra valores importantes da democracia” e sublinhar que “cabe aqueles que defendem os valores lutarem por eles”.

“Mas uma sociedade tem que ter um mínimo de consenso”, acrescentou, sustentando que “a maioria dos portugueses deve estar de acordo quanto a alguns princípios fundamentais”, como a liberdade, independência, integração com os países de língua portuguesa, integração europeia e a relação com as comunidades espalhadas pelo mundo, entre outros.

Defensor de “um Portugal aberto e que aceita a diferença na religião, na política, na economia, na sociedade, no género” o presidente vincou que “a democracia deve ser representativa” e deve ser “rejuvenescida”.

Porque, se 50 anos depois do 25 de abril “a democracia está velha” e tem coisas que “precisam de ser melhoradas”, o que ninguém quer, rematou Marcelo, “é regressar à ditadura”.

À saída da escola, interpelado pelos jornalistas escusou-se a responder a várias questões, remetendo as respostas para um período posterior às eleições europeias, lembrando que dentro de poucos dias termina o prazo para a apresentação de candidaturas às eleições europeias, e reafirmando que, durante a pré-campanha e a campanha, não se pronunciará.

“Se eu digo que gosto de uma iniciativa ou concordo com ela, faço campanha por um partido, se digo que não gosto ou que discordo faço campanha contra o partido e, portanto, até ao dia 09 de junho não me pronuncio”, vincou Marcelo Rebelo de Sousa.

Questionado ainda pelo NS sobre a existência de uma data para o anúncio da localização do novo aeroporto remeteu qualquer explicação para o Primeiro Ministro, Luís Monte Negro.

________________

_____________________

_____________________