Mais de duzentos pediatras reúnem-se em Santarém para debater especialidade

30 Maio 2023, 9:33 Não Por Redacção

O Convento de São Francisco, em Santarém, recebeu na passada semana a quinta edição das “Jornadas da Associação Pediátrica do Hospital de Santarém e Médio Tejo”, que reuniu mais de duzentos especialistas que se centraram no debate do tema “Recém-nascido, Criança e Adolescente – o que importa saber?”.

Segundo a organização do evento, “nestas Jornadas procurou-se atualizar conhecimentos nas diferentes áreas da Pediatria e promover a relação entre os cuidados hospitalares e os cuidados de saúde primários, em benefício da melhoria dos cuidados à criança e ao jovem. O primeiro dia das Jornadas foi dedicado a um curso pré-congresso sobre Sistemas de perfusão continua de insulina.

Foram ainda abordados temas relativos aos diversos grupos etários (recém-nascido, criança e adolescente) nomeadamente: Sépsis tardia do RN e pequeno lactente, Doenças Tropicais, Pré e Pós-Bióticos, Bullying e Cyberbullying, Doenças da tiróide, Dor torácica, A abordagem primária da criança gravemente doente, A pele como semiologia em Pediatria, e uma sessão sobre a experiência na vigilância de Saúde Infantil e Juvenil ao nível dos cuidados de saúde primários”.

A cerimónia de abertura contou com a participação de Diogo Gomes, Vereador com o Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Santarém, de Alexandra Gavino, Presidente da Associação Pediátrica do Hospital de Santarém e Médio Tejo (APHSMT), de Aníbal Teixeira, de Aldina Lopes, Diretora do Serviço de Pediatria do Hospital Distrital de Santarém (SP-HDS) e de Filomena Roque, Diretora Clínica do HDS.

Diogo Gomes agradeceu “o convite para o Município se juntar a estas V Jornadas de Pediatria, pela Associação de Pediatria de Santarém. Sabemos que as Jornadas já percorriam vários concelhos do nosso distrito, mas para nós, capital do Distrito, é uma honra ter distintos profissionais, de vários pontos do País, a debater uma área tão importante, que nos últimos dias teve notícias que mostraram um lado mau deste ramo da medicina”.

O Vereador congratulou o trabalho desenvolvido por Aníbal Teixeira, médico-reformado que fundou a APHSMT, e deu os parabéns a Aldina Lopes pelo excelente trabalho desenvolvido pelo Serviço de Pediatria do HDS, que serve não só o concelho de Santarém, como os concelhos limítrofes. “Enquanto pai estou descansado por saber que os seus profissionais prestam um serviço de excelência. Uma congratulação que estendo às nossas Unidades de Saúde Familiar (USF), com os nossos médicos, enfermeiros e auxiliares, que têm um rosto e sabemos que são. Felicito ainda a Comissão Científica que organiza estas jornadas. Agradeço ainda a Filomena Roque e faço votos para que tenha sucesso neste novo desafio, que é colocar o Hospital Distrital de Santarém na primeira linha, de onde nunca deveria ter saído, porque é um excelente Hospital. Termino desejando a Alexandra Gavino um excelente mandato. Votos dum excelente trabalho para todos”, acrescentou.

________________

_____________________

_____________________