Limpeza de terreno provoca incêndio nos Foros da Charneca. Mais de 120 bombeiros e 4 meios aéreos combateram chamas

7 Julho 2021, 15:01 Não Por João Dinis

Um grande incêndio florestal, cujo alerta foi dado pelas 14.05 horas desta quarta-feira, 7 de Julho, na Herdade de Almada, uma zona de mato e floresta nos Foros da Charneca, no limite do concelho de Benavente e nas imediações do Biscainho, concelho de Coruche, foi hoje combatido por mais de 120 operacionais, apoiados por 30 viaturas e 4 meios aéreos.

De acordo com o que o Notícias do Sorraia conseguiu apurar o incêndio terá tido início após a realização de trabalhos de limpeza do terreno, que foram realizados por um tractor, cujo seu condutor foi já identificado pelo Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) do Destacamento da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Coruche, com o apoio de militares do posto de Benavente, que estiveram também no local a investigar a ocorrência.

O fogo ganhou de imediato enormes proporções, levando a mobilizar uma musculada operação de socorro composta por 128 operacionais, apoiados por 30 viaturas, dois helicópteros e dois aviões ligeiros, que cerca de três horas depois do primeiro alerta conseguiram dominar as chamas, estando agora a ser realizadas operações de rescaldo e vigilância, que se deverão prolongar pela noite.

No local, além de Bombeiros de Benavente, Samora Correia, Coruche e Salvaterra de Magos, entre outras corporações da região, estiveram também equipas dos Sapadores Florestais das diversas entidades da região, elementos da Força Especial de Bombeiros da Protecção Civil e da Unidade de Emergência de Protecção e Socorro da GNR.

O homem que alegadamente terá provocado o incêndio, na sequência dos trabalhos de limpeza de terreno que estava a realizar incorre agora num crime propagação de incêndio florestal, punível com pena de prisão de 1 a 8 anos.

Recorde-se ainda que neste momento está proibida a realização de utilização de veículos e maquinaria agrícola, bem como a realização de queimas ou queimadas.

________________

________________________