Maior presépio do Ribatejo é o trabalho de uma vida de Eurico Ribeiro (com Vídeo e Fotos)
19 Dezembro 2024, 14:10É das mãos de Eurico Ribeiro que nascem as figuras que compõe o Maior Presépio do Ribatejo, em exposição no Palácio Landal em Santarém. São mais de 600 figuras alusivas às tradições e costumes ribatejanos e que tem vindo a crescer ao longo dos 30 anos em que o artesão da Póvoa de Santarém tem trabalhado neste projeto de uma vida.
Ao NS conta que ganhou o gosto pelo presépio, que diz ser a verdadeira figura central das decorações de Natal, desde criança, quando a madrinha lhe ofereceu um presépio feito por ela. Desde então nunca parou e há cerca de 30 anos o projeto ganhou vida.
As figuras representam as mais variadas tradições e locais emblemáticos do Ribatejo, como as romarias da Glória do Ribatejo, a desfolhada do milho, as antigas tabernas e mercearias, ou cenas da vida agrícola.
Começou na sala da própria casa, cresceu para o hall de entrada, depois para um quarto, até chegar à garagem, onde centenas de pessoas o visitavam todos os anos. Em 2017 surgiu o primeiro convite da Câmara Municipal para o montar em Santarém, e desde então é presença assídua nas celebrações da quadra na cidade.
Este ano já foi visitado por dezenas de milhares de pessoas, segundo conta o artesão. O presépio vai estar em exposição até 25 de dezembro no Palácio Landal, na Rua Serpa Pinto, com entrada gratuita.