Luís Dias deu “treino” a miúdos e graúdos na Feria do Livro de Coruche (com Fotos)

3 Novembro 2022, 21:46 Não Por João Dinis

Treinador de reconhecidos méritos, o coruchense Luís Dias esteve esta quinta-feira na Feira do Livro de Coruche a apresentar o seu livro “Jogar com Pés e Cabeça”, um manual para os pais, jogadores, treinadores e dirigentes que procuram saber mais sobre o futebol de formação.

Natural da Azervadinha, concelho de Coruche, Luís Dias é actualmente consultor técnico e formador de treinadores da Federação Portuguesa de Futebol, depois de ter um dos mais impressionantes currículos da formação futebolística em Portugal.
Pelos seus ensinamentos passaram jogadores como Cristiano Ronaldo, Rui Patrício, Cédric Soares, João Mário, Adrien Silva, William Carvalho e Nani, entre muitos outros que jogam nos quatro cantos do Mundo, onde este também já deu formação a miúdos e graúdos.

Com uma plateia repleta de jovens jogadores, a sua maioria da escola de futebol do Ard-Jic, Luís Dias deu um verdadeiro “treino” teórico aos miúdos, mas também aos pais e avós que os acompanharam a este que foi o evento mais concorrido da 38ª edição da Feira do Livro de Coruche.

O antigo coordenador técnico do futebol de formação do Sporting Clube de Portugal não só apresentou o seu livro, que escreveu em parceria com Jorge Vicente, como deu uma verdadeira lição do futebol de formação, abordando não só os métodos de treino, mas sobretudo o processo de formação, dos pais ao treino nos mais diversos estágios de cada idade.

“Jogar com Pés e Cabeça” é um verdadeiro manual para treinadores da formação, mas também para os pais, que mais que sonhar em ter um Cristiano Ronaldo, se devem preocupar com a formação dos seus filhos, sobretudo numa época em que as novas tecnologias e as redes sociais facilmente fazem desviar miúdos e graúdos, sendo esse talvez o grande desafio da formação futebolística no futuro imediato.

Para Luís Dias “formar os pais é também responsabilidade do treinador” e muitas vezes o grande desafio no futebol de formação. É necessário os pais perceberem que devem apoiar os seus filhos, e não pressionar, esse caminho só dificultará o sucesso, do treinador e do seu educando.

Se o sucesso da iniciativa se pode medir pelo número de assistentes, também se pode acrescentar o entusiasmo e atenção com que jovens dos 5 aos 10 anos e os seus pais assistiram à “palestra” do “mister Luís Dias”.

O livro “Jogar com Pés e Cabeça” está à venda até domingo na Feira do Livro de Coruche, ou pode ser adquirido através do site www.jogarcompesecabeca.pt

________________

_____________________

_____________________