Livros sobre redução do desperdício alimentar para jovens apresentados pela Ministra da Agricultura

29 Setembro 2021, 16:46 Não Por Redacção

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou esta manhã, na escola Básica de Ouressa, em Sintra, quatro manuais didácticos sobre a redução do desperdício alimentar.  

Sob o mote “Pensa um Momento, Poupa um Alimento!”, estes manuais nasceram de uma colaboração tripartida entre o Ministério da Agricultura, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e o Parlamento Europeu, estando organizados por quatro faixas etárias (5-7 anos, 8-9 anos, 10-13 anos e + de 14 anos). Os mesmos resultam de um processo de desenvolvimento científico, abrangente e inclusivo, que procura envolver as crianças no esforço global de reduzir o desperdício alimentar e mitigar os impactos económicos, ambientais e sociais que lhe estão associados.

“Combater o desperdício alimentar constitui um dos mais prementes desafios da actualidade, para o qual estamos todos convocados. Quando a eurodeputada Isabel Carvalhais lançou o desafio ao Ministério da Agricultura para abraçar este projecto, não hesitámos. Hoje, aqui estamos a apresentá-lo e escolhemos o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar pelo seu simbolismo. Acreditamos que os jovens podem desempenhar um papel determinante na superação deste desafio e estamos convictos de que estes manuais vão dar um importante contributo nesta matéria”, explica a Ministra da Agricultura.

Vocacionados para educadores e professores do ensino básico e secundário, estes manuais recorrem a um estilo de comunicação e a instrumentos adequados às crianças e jovens, permitindo-lhes ser “heróis da alimentação” activos e agentes de mudança, ao passarem as mensagens de boas práticas à família e amigos. Além disso, foram concebidos num formato que pode ser facilmente adaptado a diferentes públicos-alvo, sejam eles provenientes de países desenvolvidos ou em desenvolvimento.

Os manuais hoje apresentados estão disponíveis no site do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral  (GPP) e, ao estarem acessíveis online, podem chegar a toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, o que significa um alcance de cerca de 270 milhões de pessoas, ou seja, cerca 3% da população do planeta.

Maria do Céu Antunes referiu, ainda, que “o desperdício alimentar tem sido objecto de diversas medidas concertadas ao nível da União Europeia e da Organização das Nações Unidas. Além disso, estes manuais contribuem para a prossecução dos objectivos da Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, para além de estarem alinhados com a Agenda “Terra Futura”, que, entre outros objectivos, procura tornar o cidadão mais consciente do impacto da sua alimentação, da urgência da protecção do planeta e da importância da conservação dos recursos naturais”. 

Nesta iniciativa estiveram também presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, o Vice-Presidente da Câmara de Sintra, Rui Pereira, e o Coordenador do Agrupamento das Escolas Ferreira de Castro, António Castelo Branco.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________