O livro Memórias à Mesa – receitas que contam histórias do passado que resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, a Câmara Municipal de Santarém e várias instituições do concelho compila uma variedade de receitas tradicionais e histórias associadas e memórias associadas às iguarias, explicou a diretora do Agrupamento Sá da Bandeira, Adélia Esteves, durante a apresentação do livro que decorreu na Casa do Campino, na tarde de segunda-feira, 24 de março.
O livro foi criado em parceria pelos alunos dos três anos do curso profissional de auxiliar de saúde, em conjunto com 11 instituições e 93 utentes das várias freguesias do concelho de Santarém e várias pessoas da comunidade escalabitana. Para além das receitas, os convidados a participar no livro deixaram também registo das memórias associadas à receita.
“Este livro remete numa viagem ao passado e às dificuldades económicas das gerações mais velhas, e é notório em algumas das receitas”, explica Adélia Esteves, dando como exemplo a sopa de urtigas de Conceição Pinto que demonstra as dificuldades, provas e provações que enfrentou para criar os filhos, numa altura em que os recursos económicos eram escassos.
A publicação da obra foi paga pela Câmara Municipal de Santarém e até o presidente João Leite deixou uma receita que lhe marcou a infância, em homenagem à “avó Chica” e às suas moelas com puré.
Em declarações ao NS, João Leite, referiu que esta obra “é um testemunho para as gerações atuais e futuras daquilo que mais importante existe na identidade de um povo e de um território – as suas raízes, neste caso através da gastronomia”. O autarca relembra que afirmar Santarém como “Capital da Gastronomia” é um dos pilares estratégicos do município, que tem realizado vários grandes eventos ligados à temática que refere serem “importantíssimos para a economia local”. Mas nem só de grandes eventos se faz a promoção das tradições gastronómicas em Santarém, mas também de “pequenas grandes iniciativas” como a publicação deste livro.
“Este livro é um complemento da dinâmica e das grandes iniciativas. (…) É uma forma de envolvermos a comunidade de um produto turístico que é estratégico para o nosso concelho”, vinca o autarca.
A obra tem a coordenação do enfermeiro Carlos Lourenço e de Susana Veiga Branco.






