Litros de óleo usado valerem prémios a escolas de Santarém

14 Dezembro 2023, 10:12 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Santarém realizou a cerimónia de entrega dos prémios do concurso “Vamos dar o litro”, promovido pela Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, do Município de Santarém, que premiou as escolas que juntaram mais óleo alimentar usado, numa campanha que visou também alertar para os problemas ambientais. 

Beatriz Martins, Vereadora da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o Pelouro da Juventude, conduziu a cerimónia e começou por “agradecer a todas as Escolas que participaram neste “Dar o Litro” e que deram efetivamente o litro para que se conseguisse chegar a bom caminho e recolher a maior quantidade de óleos alimentares usados. Sabemos todos da importância da recolha dos óleos alimentares usados e do seu não vazamento para as águas residuais. Este projeto foi desenvolvido por duas divisões deste Município, a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a Divisão de Educação e Juventude. Os prémios que vamos entregar às escolas são: primeiro prémio 500 euros, o segundo prémio tem o valor de 300 euros e o terceiro prémio de 200 euros. O que totaliza dois mil euros. Metade deste valor foi comparticipado pelo nosso parceiro, Águas de Santarém”, concluiu.

 De referir que, este concurso contou com a participação de sete estabelecimentos de ensino dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Santarém, envolvendo cerca de 2.500 alunos. 

Esta Campanha pretende contribuir para o Desenvolvimento Sustentável, em que as necessidades da geração atual não comprometam as necessidades das gerações futuras, pelo cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS2030), nomeadamente o ODS 6 “Água Potável e Saneamento” e o ODS 14 “Vida na Água”, apoiando e fortalecendo a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da Água e do Saneamento, assim como prevenir e reduzir a Poluição dos Recursos Hídricos. 

Por conseguinte, para contribuir para uma melhor qualidade ambiental, é necessário diminuir a contaminação dos recursos hídricos do concelho, aumentar a Literacia Ambiental, incentivar a separação de óleos alimentares usados (OAU) na comunidade, sensibilizando para a importância de um gesto individual que permite a valorização deste resíduo na Economia Circula. Para além de encaminhar para valorização os OAU recolhidos, para produção de biodiesel, alinhando-se com o preconizado no Plano de Ação Europeu para a Economia Circular. Desta forma, é essencial premiar os estabelecimentos de ensino que, durante o período vigente do Concurso, tenham recolhido a maior quantidade de litros de OAU, por aluno, prevenindo a sua deposição indevida no sistema de saneamento Municipal.

Em suma, o Município de Santarém pretende transformar a Gestão de Resíduos numa verdadeira visão de Economia Circular, posicionando-se enquanto exemplo de boas-práticas Ambientais.

________________

_____________________

_____________________