Lezíria do Tejo entrega proposta para criação da Universidade Politécnica do Ribatejo

Por 

Anúncio 1
Anúncio 2

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) entregou à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT) a proposta para criação da Universidade Politécnica do Ribatejo, projeto assumido pelos 11 municípios da região.

O anúncio deste passo foi feito pelo presidente da CIMLT, João Leite, que afirmou que a ambição de instalar em Santarém uma universidade politécnica resulta de um “compromisso regional” e de um trabalho já em curso com o Governo e com o Ministério da Educação, em articulação com o Instituto Politécnico de Santarém (IPS).

“Ambicionamos criar a Universidade Politécnica do Ribatejo. Em conjunto com o Instituto Politécnico de Santarém, na pessoa do professor João Moutão, estamos já a trabalhar junto do Governo e do Ministério da Educação para tornar este desígnio uma realidade”, afirmou o também presidente da Câmara de Santarém, na quinta-feira, nas festas de S. José.

Segundo o autarca, a apresentação formal da proposta à CCDRLVT representa a vontade conjunta de todos os municípios da CIMLT, que consideram a futura universidade “um projeto da e para a região”.

O presidente da CIMLT classificou o anúncio como o fim de “um silêncio longo demais” e sublinhou que a criação de uma universidade politécnica constitui “uma afirmação de uma ambição necessária” para Santarém e para o Ribatejo.

Trata-se, acrescentou, de um “projeto estruturante” que permitirá “atrair talento, fixar jovens, dinamizar a economia e afirmar o Ribatejo no panorama nacional do ensino superior”, contribuindo também para reforçar a coesão territorial.

“Dar uma universidade a Santarém é dar uma universidade à região. Somos a única NUT (Oeste e Vale do Tejo) do país sem universidade. Esta é também uma afirmação de justiça territorial, de equilíbrio e de visão estratégica”, afirmou.

O presidente da CIMLT destacou ainda que o caminho agora iniciado se inspira “na visão de Joaquim Veríssimo Serrão”, figura que estava a ser homenageada na ocasião do anúncio.

“Este não é apenas um anúncio, é um compromisso. Um compromisso com o futuro, com o conhecimento e com uma terra que sempre soube estar à altura da sua história”, disse, defendendo que afirmar Santarém como uma das principais capitais de distrito “passa necessariamente” pela criação de uma instituição universitária própria.

A CIMLT aguarda agora que a proposta entregue seja enquadrada no PTRR atualmente em preparação.

Por 

Anúncio 5
Anúncio 6
Anúncio 8

Conteúdo relacionado

Partilhar notícia

Partilhe através das redes sociais:

ou copie o link:

[current_url]