Lar no Couço inaugura obras de ampliação com esperança no futuro (com Fotos)

11 Julho 2023, 10:35 Não Por João Dinis

No dia em que ficou a conhecer que a Segurança Social irá rever o acordo, podendo atualizar os valores recebidos mensalmente, o Centro Social e Paroquial de Santo António do Couço inaugurou as obras de ampliação do seu Lar, que passou agora a poder acolher até 36 idosos.

A obra iniciada em 2018, foi realizada com fundos próprios do Centro, de cerca de 1 Milhão de euros, e permitiu requalificar as instalações existentes, modernizando-as e integra-las na nova construção, aumentando a capacidade de acolhimento em mais 11 pessoas.

Para equipar as instalações o Centro Social e Paroquial contou com o apoio da Câmara Municipal de Coruche, conseguindo também adquirir uma viatura elétrica com o apoio de fundos europeus, num projeto da CCDR Alentejo.

Com um cariz social, o Centro Social Paroquial de Santo António do Couço, acolhe alguns utentes com carências económicas e sociais, sendo também um importante elemento integrante da sociedade, explica-nos o Padre Joaquim Pereira, que deu continuidade à obra iniciada pelo Padre Cordeiro.

O Arcebispo de Évora, D. José Senra Coelho, que presidiu à cerimónia de inauguração, destacou não só o papel de todas as entidades envolvidas na obra que irá servir a comunidade “permitindo alguma justiça” à população do Couço, bem como o papel de todos os colaboradores da instituição, que definiu como “voluntários para com os idosos”, pois “o carinho e o afeto não têm preço nem horas”.

Temendo que em breve a falta de funcionários possa fazer com que tenha que se repensar a forma como o interior tenha que ser abordado, o Arcebispo deixou ainda uma ideia clara de que se “discrimine positivamente o interior”, a exemplo do que acontece com as ilhas, de modo a que “não se percam algumas vilas ou aldeias”. Na Diocese de Évora, nos últimos dez anos, o número de pessoas residentes diminui em cerca de 20 mil, “perdemos uma vila como Elvas”, exemplificou.

António Ceia da Silva, Presidente da CCDR Alentejo, enalteceu o trabalho feito pela Igreja junto da população idosa, encabeçado por D. José Senra Coelho, que definiu como “para além de do eclesiasta, um grande senhor”, deixando ainda a preocupação com o terminus do apoio que a União Europeia vai dar a este tipo de valências, por entender que “as pessoas não devem estar institucionalizadas, defendendo uma realidade que não se adequa à economia portuguesa”.

Renato Bento, Diretor da Segurança Social de Santarém, que tem raízes paternais ao Couço, reiterou o apoio dado pela instituição que tutela ao Centro Social e Paroquial do Couço, anunciando que em breve será iniciado o processo de revisão dos acordos com as instituições, que irá certamente aumentar os 7 Milhões de euros transferidos mensalmente para todas as IPSS do distrito.

O Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira voltou a reforçar a disponibilidade do Município em apoiar sempre este tipo de instituições, anunciando também conta ter até final do ano a ERPI da Fajarda em fase bastante adiantada das obras.

O autarca lamentou no entanto que a burocracia a que estão obrigados possa muitas vezes atrasar a concretização “de muitos sonhos”.

Para a Ortelinda Graça, Presidente da Junta de Freguesia do Couço, foi com “muito orgulho” que viu a inauguração desta obra, reafirmando a colaboração da freguesia junto da instituição.

Destaque-se igualmente, a boa disposição e alegria com que os idosos residentes no Centro Social e Paroquial de Santo António do Couço viveram este dia, que permite renovar a esperança no futuro, para si e para as gerações vindouras.

____________________