Lar e Creche da Fundação Padre Tobias com casos de Covid-19. Protecção civil municipal tenta evitar surto na comunidade

23 Outubro 2020, 20:47 Não Por João Dinis

O Lar e a Creche da Fundação Padre Tobias, em Samora Correia, têm ao dia de hoje dois casos positivos de Covid-19, um em cada valência, estando agora a aguardar o resultado dos testes efectuados esta sexta-feira a utentes e funcionários do espaço.

Depois de na quinta-feira ter sido confirmado um caso positivo numa idosa do Lar da Fundação Padre Tobias, que se encontra internada na unidade Covid do Hospital de Vila Franca de Xira, onde o seu estado de saúde é estável e se encontra a responder de forma positiva aos tratamentos administrados, surgiu esta sexta-feira, 23 de Outubro, a confirmação de mais um caso positivo, numa criança que frequenta a valência de Cresce.

De acordo com a Protecção Civil municipal de Benavente, o caso da criança foi confirmado por volta das 13 horas desta sexta-feira, sendo que esta se encontra ausente da sala de aulas desde a passada terça-feira, em virtude de ter um dos seus encarregados de educação positivos à doença pandémica.

Após a detecção deste caso, foi iniciado o processo de rastreamento, sendo de imediato colocados em isolamento domiciliário os 22 colegas da criança afectada, bem como as 3 funcionárias que regularmente cuidam dos menores.

Durante a tarde desta sexta-feira, 23 de Outubro, foram efectuados, no edifício principal da Fundação, testes a utentes e funcionários dos contactos dos infectados, idosa e criança, sendo que os restantes vão ser testados de acordo com os contactos identificados, durante o fim-de-semana.

Protecção Civil acompanha situação em permanência e apela à calma e protecção de todos

 O serviço Municipal de Protecção Civil do concelho de Benavente, que desde que foi detectado o primeiro caso no concelho de Benavente activou uma operação especial e dedicada à Covid-19, está a acompanhar a situação que se vive na Fundação Padre Tobias, auxiliando o trabalho da Delegada de Saúde do concelho de Benavente, bem como realizando inúmeras acções de desinfecção nos espaços em que existam casos positivos.

A Protecção Civil reúne regularmente, e sempre que se justifique, acompanhando todas as situações no concelho, respondendo sempre em conformidade com as indicações da Delegada de Saúde, contando também com o apoio da Câmara Municipal de Benavente em todo o processo.

Em todos os comunicados que frequentemente são emitidos, o Coordenador da Protecção Civil Municipal de Benavente, Miguel Cardia, apela à calma e serenidade que a situação requer, para que as entidades envolvidas possam executar com a maior brevidade os procedimentos adequados à situação.
Garantimos que tudo está a ser feito, com a maior urgência, para que rapidamente se consiga ter o diagnóstico da situação e sejam tomadas de imediato as medidas médicas e logísticas que a situação determine”, pode ler-se numa das missivas que este assina, em que pede às pessoas que mantenham a calma e a protecção de todos, de modo a que se possa evitar o surgimento de um surto na comunidade.

Presidente da Fundação incomodado com a presença de jornalistas

Durante a tarde desta sexta-feira, 23 de Outubro, com o objectivo de noticiar a realização de testes na Fundação Padre Tobias, demonstrando assim todo o trabalho que se encontra a ser feito pela instituição e pelo Serviço de Protecção Civil municipal, o Notícias do Sorraia deslocou-se às imediações da Fundação, em Samora Correia, sendo que o Presidente desta se mostrou bastante incomodado com a nossa presença, alegando que não poderíamos estar ali, em espaço público e fora das instalações, que estávamos a incomodar as pessoas que iam realizar o seu teste.

Foi explicado a Rui Domingos, Presidente da Fundação, que nos encontrávamos simplesmente a realizar o nosso trabalho, não fotografando pessoas específicas, mas sim a situação em si, não conseguindo de todo entender a situação que nos referia, pois em nenhum momento fomos abordados por nenhum dos utentes, funcionários ou familiares contra a nossa presença ali, mas sim pelo Presidente da Fundação, que parecia não ter mais problemas para resolver…

____________________