Lançada petição contra o possível abate de 250 mil sobreiros para construção do Aeroporto no Campo de Tiro
4 Novembro 2023, 13:45Depois do PAN ter alertado para a ocorrência de um “desastre ambiental” caso se concretize o abate de 250 mil sobreiros para a construção no Aeroporto no Campo de Tiro, na freguesia de Samora Correia, foi lançada uma Petição Pública para que seja impedido esse abate e que a proposta do Campo de Tiro deixe de ser considerada pela Comissão de Avaliação.
Para os peticionários a construção do novo Aeroporto nos 3.680 hectares de montado, a que haverá a juntar 481 hectares a expropriar da Herdade do Vale Cobrão irá alterar a maior mancha de sobreiros em Portugal.
Muitos dos sobreiros que terão que ser abatidos, referem os peticionários, “são no geral sobreiros antigos, com décadas ou mesmo centenários, em bom estado de saúde”, todos certificados e que segundo um estudo recente do Instituto Universitário Militar, sequestram cerca de 50 mil toneladas anuais de CO2.
No entendimento dos peticionários, a realizar-se este abate, será o maior ecocídio florestal de sempre em Portugal, e para o qual não haverá medidas compensatórias que possam alterar este paradigma.
Pelas razões apresentadas, os peticionários instam “a Comissão Técnica Independente e o Governo a que, na “Análise estratégica e multidisciplinar do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa” (Resolução do Conselho de Ministros n.º 89/2022), não considere o Campo de Tiro como uma das opções estratégicas para o novo aeroporto”.