Junta de Benavente entrega gestão do Cemitério à Câmara se não houver ampliação

26 Setembro 2022, 22:20 Não Por João Dinis

A Presidente da Junta de Freguesia de Benavente, Inês Correia admite a possibilidade de entregar à Câmara Municipal de Benavente a gestão do Cemitério, se esta não realizar as obras de ampliação prometidas há quatro anos e que forçam o executivo a uma apertada gestão do espaço.

O assunto foi debatido na última Assembleia de Freguesia, e ao NS Inês Correia refere que “o Presidente da Câmara Municipal já tem conhecimento da nossa decisão e da situação actual do Cemitério”, que actualmente apenas tem disponibilidade para mais 35 covais.

Transmitimos ao Presidente da Câmara que se esgotarmos os 9 covais (dos 35) que temos actualmente aberto e o Cemitério não tiver a sua ampliação concretizada não iremos assumir a responsabilidade da gestão do espaço”, afirma ao NS a autarca, que lamenta que a situação se arraste ao longo do tempo, sem que tenha tido uma solução.

O projecto para ampliação e criação de 216 novos covais no Cemitério de Benavente está concluído há cerca de quatro anos, faltando apenas que a autarquia lance o procedimento concursal para as edificações necessárias à ampliação da infraestrutura.

Se chegarmos ao limite que o executivo entendeu ser o mínimo e não tivermos as obras a Junta de Freguesia não se irá responsabilizar pela situação”, salienta, justificando a decisão tomada tendo em conta o facto do Município de Benavente ser conhecedor da situação e não ter ainda avançado com a intervenção necessária.

Uma das soluções poderá ser também a inclusão de “gavetões” no cemitério, que permitiria aumentar a capacidade do mesmo, mas que a Freguesia entende poder não ser do agrado da população, que prefere a solução da sepultura tradicional.

Também o arrastar da construção da Casa Mortuária de Benavente não é do agrado da Junta de Freguesia, uma vez que existem muitas pessoas que preferem esse tipo de espaços à Igreja.

Inês Correia tem a expectativa que o Município de Benavente possa lançar em breve o concurso para a ampliação do Cemitério, esperando ainda assim que o concurso possa ter concorrentes para a realização da intervenção.

______________________________________

_______________________________________________________________