A Diocese de Santarém prepara-se para viver um momento histórico no próximo dia 4 de outubro. Celebra-se o cinquentenário da ordenação episcopal de D. António Francisco Marques, primeiro Bispo Diocesano, e também a data em que a Diocese iniciou a sua vida em plenitude, com a nomeação dos responsáveis dos Organismos Diocesanos, em 1975.
Em nota dirigida às comunidades, o Bispo de Santarém, D. José Traquina, convida toda a Diocese a participar neste encerramento do Jubileu, sublinhando que será “um momento de ação de graças por cinquenta anos de caminhada e de missão”.
O programa começa às 09h30 com a reunião do Conselho Pastoral Diocesano, marcada para a sala Cosmos, no Centro de Pastoral Diocesano. Às 12h00 terá lugar a celebração da Eucaristia na Igreja de Santa Clara, presidida por D. José Traquina, e aberta a toda a comunidade diocesana.
O encontro culmina com um almoço-convívio às 13h15, no Claustro da Diocese, onde todos são bem-vindos. A organização pede aos párocos que comuniquem à Vigararia Geral o número de participantes previstos das respetivas paróquias.
Com esta celebração, a Diocese de Santarém encerra oficialmente o Jubileu Diocesano, recordando a memória de D. António Francisco Marques e agradecendo o caminho feito em meio século de história.